Ouvindo...

Serviços de emergência no Brasil passam a contar com envio automático de localização pelo Android

Novo recurso do Google, em parceria com a Anatel, busca agilizar atendimentos utilizando geolocalização de smartphones.

Os serviços de emergência no Brasil, como polícia, bombeiros e pronto-socorro, agora contarão com um recurso que permite o envio automático da localização de quem ligar utilizando um smartphone Android. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (16) pelo Google, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O novo recurso, chamado Serviço de Localização de Emergência (ELS, na sigla em inglês), será ativado automaticamente em celulares com sistema operacional Android 5.0 ou versões mais recentes. No entanto, os usuários que não desejarem utilizar a funcionalidade poderão desativá-la nas configurações de localização do aparelho.

O ELS utiliza a conexão com a internet para enviar a localização, mesmo em situações de conexão limitada. Além disso, o serviço também pode funcionar via SMS em áreas com cobertura, garantindo que as informações cheguem às equipes de emergência, mesmo em regiões remotas ou rurais. Vale destacar que a geolocalização é calculada diretamente no aparelho e não é armazenada ou acessada pelo Google, reforçando a privacidade dos usuários.

De acordo com o Google, o recurso já é utilizado em diversos países e tem demonstrado eficácia na redução do tempo de resposta em situações de emergência.

A funcionalidade já está disponível desde segunda-feira em todos os dispositivos Android compatíveis, oferecendo maior agilidade e precisão no atendimento de ocorrências.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Bruna Truocchio
Bruna Truocchio
Bruna Truocchio é repórter da Rádio Itatiaia Ouro Preto e apresentadora do jornal local. Formada em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduações em Filosofia e Marketing Digital.