Ouvindo...

Projeto prevê criação da “Rodovia do Minério”

Objetivo da obra é desafogar trânsito em cidades da região

BR-356

Um projeto da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig) prevê a construção de uma “Rodovia do Minério” para desafogar a BR-356 e a BR-040 do trânsito de veículos pesados.

De acordo com o site Diário do Comércio, o anúncio deve ser apresentado ao Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica do Ministério Público de Minas Gerais (Compor-MPMG).

Dentre as áreas utilizadas para criação da rodovia do minério está o Terminal de “Fazendão”, em Mariana.

Além da Primaz de Minas, o projeto também prevê obras em Itabirito e Ouro Branco, com a construção de um acesso da Mina de Capanema e no acesso aos Laticínios ITA e o prolongamento da “ITA030” até a MG-030. Também está prevista a pavimentação de cerca de 24 quilômetros da MG-30, do trajeto entre Itabirito e Ouro Branco.

Já na BR-040, o projeto a mudança no trajeto das carretas para a estrada Pico de Fábrica até a ITA330, sentido Ribeirão do Eixo até o Terminal Ferroviário do Bação.

A estimativa da Amig é que o projeto necessite de um investimento de mais de R$300 milhões.

Isabela Vilela é repórter multimídia na Itatiaia Ouro Preto desde 2022. Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é mestranda em Comunicação pela mesma instituição, pesquisando sobre a produção jornalística em plataformas digitais. Antes, passou pela Agência Primaz de Comunicação e atuou como Copywriter e Produtora de Conteúdo em organizações sociais de Minas Gerais e São Paulo.