No próximo sábado (02), Ouro Preto recebe mais uma edição da campanha de doação de sangue. A parceria entre a Prefeitura e Hemominas conseguiu reunir 160 pessoas que se inscreveram e irão participar da ação, como conta a secretária adjunta de saúde, Isabela Guimarães.
“A Secretaria de Saúde de Ouro Preto, em parceria com o Hemominas, realiza neste sábado, dia 2 de setembro, uma campanha especial de doação de sangue. 160 ouro-pretanos inscritos na campanha irão participar deste mutirão”, disse a secretária.
Para participar da campanha, era necessário preencher alguns critérios, como estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. O Hemominas disponibiliza em seu site todas as condições e restrições para quem deseja ser um doador.
No sábado, cada inscrito deve comparecer à Policlínica Municipal no horário agendado no ato da inscrição. É necessário que o candidato tenha dormido pelo menos 4 horas, esteja hidratado e faça uma refeição leve antes da doação.
Mas para quem não conseguiu se inscrever, não precisa se preocupar, porque o Hemominas, localizado em Belo Horizonte, funciona durante todo o ano com agendamentos de doações. As informações sobre os procedimentos, datas e horários estão disponíveis no site
E em Ouro Preto o grupo “Amigos do Sangue” realiza mutirões mensais para a doação de sangue no Hemocentro de Belo Horizonte, com doadores de Itabirito, Ouro Preto e distritos. O próximo mutirão acontecerá no dia 07 de outubro, com van saindo do distrito de Cachoeira do Campo. No instagram @amigosdosangueinconfidentes você acompanha o cronograma das campanhas de sangue do grupo.
O consumo de sangue é diário e contínuo em hospitais, upas e unidades de saúde em todo o mundo, já que a transfusão de sangue é necessária em diversas situações, como para o tratamento de anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.
Cada doação pode ajudar a salvar até 4 vidas.
Segundo o Ministério da Saúde, em 2022, Minas Gerais realizou 288.721 coletas de sangue, o que representa cerca de 24% do total de coletas realizadas na região sudeste no ano passado.
Link para o grupo no whats:
Link do instagram: