Ouvindo...

Conselheiro Lafaiete é eleita uma das cidades mais seguras de se viver em Minas

No ranking nacional, Lavras, no Campo das Vertentes, ocupa 7ª posição de cidades mais seguras

Cidade é eleita a 7ª cidade mais segura de Minas Gerais

O município de Conselheiro Lafaiete, na região central de Minas, foi considerado pelo Ranking Geral Cidades mais seguras do Brasil, o 6º município de Minas Gerais mais seguro de se viver.

O índice, que teve como base o ano de 2022, é calculado a partir do número de assassinatos a cada 100 mil habitantes, com dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, e o Ministério da Saúde.

De acordo com a Prefeitura de Lafaiete, um fator para o reconhecimento da segurança no município está na proximidade que a Prefeitura mantém com as forças de segurança, como as polícias Militar e Civil, além de uma Guarda Municipal atuante. Outro ponto ressaltado pela Prefeitura que resultou na colocação no ranking foram os investimentos em iluminação das vias e espaços públicos, como praças e quadras esportivas.

No ranking nacional, Minas Gerais também se destaca, tendo sido eleito o estado mais seguro do Brasil de se viver em 2022. Dentre as cidades brasileiras mais seguras, a cidade de Lavras, no Campo das Vertentes, arrematou o 7º lugar geral.

Já entre municípios entre 200 e 500 mil habitantes, Uberaba, o triângulo mineiro, ocupa a 10º posição, e Uberlândia, também no triângulo, foi eleita a cidade mais segura de se viver entre os municípios com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes.

E não para por aí, entre as cidades com mais de um milhão de habitantes, como as capitais paulista e fluminense, Belo Horizonte conquistou a 7ª posição, ficando à frente de cidades como Porto Alegre, Curitiba e Rio de Janeiro.

Isabela Vilela é repórter multimídia na Itatiaia Ouro Preto desde 2022. Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é mestranda em Comunicação pela mesma instituição, pesquisando sobre a produção jornalística em plataformas digitais. Antes, passou pela Agência Primaz de Comunicação e atuou como Copywriter e Produtora de Conteúdo em organizações sociais de Minas Gerais e São Paulo.