Participe do canal e receba as Orações da Itatiaia no WhatsApp

Dom Walmor | Herança e heranças

É essencial priorizar valores que atravessam gerações

Herança e heranças

A vida ganha sentido quando se compreende a herança que se pode construir para as futuras gerações. Heranças familiares não se limitam a bens materiais, que, muitas vezes, geram acomodação, disputas e divisões. O que realmente qualifica a herança familiar são valores éticos, morais e culturais, capazes de formar consciências, orientar condutas e impulsionar projetos de vida. O abandono desses valores resulta em corrupção, indiferença, descaso com o bem comum e escolhas políticas que se afastam do interesse coletivo. Narrativas e lembranças familiares, moldadas pelo afeto, carregam lições decisivas para a formação humana. Embora o contexto atual frequentemente despreze valores não ligados ao poder ou dinheiro, são eles que sustentam a honestidade e a solidariedade.

É essencial priorizar valores que atravessam gerações. Quando líderes e referências sociais os ignoram, produzem legados negativos, marcados por disputas e espetacularizações. Investir em um tecido cultural sólido é fundamental para dar sentido à vida e gerar frutos duradouros, diferentes das emoções efêmeras. Patrimônios a exemplo do acervo sagrado de Minas Gerais mostram como heranças culturais sustentam identidades, fortalecem a economia e qualificam a vida social.

Também é vital investir nas artes e em projetos que consolidem parâmetros civilizatórios. A responsabilidade social se manifesta em ações que ajudam a construir legados perenes no campo cultural, religioso e social. O patrimônio hoje partilhado existe porque, no passado, muitos compreenderam o valor de construir memórias que alimentam identidades, movimentam a economia e expressam beleza.

O momento atual exige discernimento para definir prioridades e evitar que recursos sejam desperdiçados em iniciativas passageiras. Cada geração precisa de protagonistas que sejam arquitetos da cultura e da religiosidade. O patrimônio material se eterniza quando se converte em apoio ao patrimônio artístico, cultural e religioso. Todos podem contribuir. Construir boas heranças é tarefa necessária para fortalecer valores, cidadania, progresso e qualidade de vida.

Leia também

O Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e publica semanalmente aos sábados no Portal Itatiaia.

Ouvindo...