Participe do canal e receba as Orações da Itatiaia no WhatsApp

Dom Walmor | O preço dos descompassos

Descompassos são processos que precisam do domínio e das luzes de análises especializadas e específicas

Importante é o conhecimento dos descompassos morais, de todo tipo, que impõem consequências nefastas ao funcionamento da organização social

É sempre muito elevado, e a longo prazo, o preço que se paga pelos descompassos nas instituições, na família e em todos os contextos sociais. O descompasso é uma face da condição frágil e limitada do ser humano. Requer redobrada atenção e empenhos efetivos para sua superação e consequente reconfiguração de cenários.

Descompassos são processos que precisam do domínio e das luzes de análises especializadas e específicas, mas, ao mesmo tempo, devem ser do domínio comum, para promover uma sensibilidade social em novo patamar civilizatório. Os descompassos são, pois, uma ferida na alma da sociedade e um peso nas suas instituições e segmentos.

Importante é o conhecimento dos descompassos morais, de todo tipo, que impõem consequências nefastas ao funcionamento da organização social. O descompasso moral fecunda esquemas perversos de corrupção, pela força sedutora de se ter benefícios que alimentem a patologia de possuir sempre mais.

Escandalosos são os comprometimentos ético-morais no desempenho de serviços prestados ao bem comum. A representação pública sofre golpes terríveis e prejudiciais. O dinheiro é um vetor fortíssimo na alimentação de descompassos, ampliando desigualdades e distorcendo valores sociais.

Esses múltiplos descompassos pedem tarefa cidadã: o conhecimento das suas causas e comprometimento democrático e participativo da sociedade, pois o alto preço pago pelos descompassos atrasa e distancia a humanidade de seu verdadeiro horizonte.

Leia também

O Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e publica semanalmente aos sábados no Portal Itatiaia.

Ouvindo...