Itatiaia

Homem é investigado por matar a própria irmã com 23 golpes de faca; Polícia Civil conclui inquérito

Investigação aponta histórico de violência sexual contra a vítima e uma sobrinha; suspeito, de 62 anos, está preso desde o dia do crime, ocorrido em 23 de outubro, em Montes Claros

Por, Montes Claros
Homem é investigado por matar a própria irmã com 23 golpes de faca
Homem é investigado por matar a própria irmã com 23 golpes de faca • Janaina Sacerdote

O homem, de 62 anos, suspeito de matar a própria irmã, de 52, com 23 golpes de faca teve a investigação concluída pela Polícia Civil nesta quinta-feira (5). O resultado do inquérito foi apresentado durante coletiva de imprensa realizada na Região Integrada de Segurança Pública (RISP), em Montes Claros, no Norte de Minas. O investigado está preso desde o dia do crime.

O feminicídio ocorreu em 23 de outubro. De acordo com a delegada Francielle Drummond, responsável pelo caso, a vítima havia acabado de chegar à residência quando vizinhos ouviram uma discussão e tentaram intervir. Um dos moradores foi até o imóvel, mas acabou ameaçado pelo suspeito com uma arma branca.

A Polícia Militar foi acionada e, ao entrar na residência, encontrou a mulher já sem vida. O homem ainda tentava continuar as agressões, mas foi impedido pelos militares e preso em flagrante.

O laudo pericial apontou que a causa da morte foi hemorragia aguda. Foram identificadas 23 lesões provocadas por arma branca, principalmente nos braços e nas mãos, compatíveis com tentativas de defesa da vítima.

"Ela teve 23 lesões por arma branca. Além das regiões mais letais atingidas, também foram identificadas várias lesões nos braços e nos cotovelos, o que demonstra reações de defesa da vítima", explicou a delegada Francielle Drummond.

Histórico de violência sexual

Durante as investigações, a Polícia Civil reuniu depoimentos que apontaram um histórico de violência sexual praticada pelo irmão contra a mulher. Segundo a delegada, a vítima teria confidenciado a um pastor, um dia antes de morrer, que sofria tentativas de abuso sexual por parte do suspeito.

O pastor e uma sobrinha da vítima também confirmaram à polícia informações sobre as investidas sexuais. Conforme os relatos, a última tentativa teria ocorrido cinco dias antes do feminicídio. A mulher teria conseguido se desvencilhar, mas o suspeito reagiu de forma agressiva.

"Ele tinha uma idéia fixa de que a irmã seria dele. Cinco dias antes do crime, teria tentado novamente estuprá-la. Ela conseguiu se desvencilhar e, em razão disso, o suspeito teve uma reação agressiva", relatou a delegada Francielle Drummond.

A investigação também apontou que a vítima tinha medo de permanecer em determinados espaços da residência. Ela e o irmão moravam em casas distintas, mas no mesmo terreno. Por receio de novas investidas, a mulher evitava utilizar o banheiro externo e passou a tomar banho e realizar suas necessidades dentro de casa.

Outro relato importante foi apresentado pela sobrinha da vítima. Segundo a investigação, ela também teria sido abusada sexualmente pelo tio quando tinha aproximadamente oito anos de idade. Na época, nenhuma providência teria sido tomada.

Suspeito tinha histórico de estupro

Conforme informações levantadas pela Polícia Civil, o investigado morou durante um período no Mato Grosso e tinha registro de passagem policial por estupro, tendo inclusive ficado preso naquele estado. Ele estava havia aproximadamente um ano em Montes Claros.

Durante o interrogatório, segundo a delegada, o suspeito apresentou três versões diferentes e consideradas fantasiosas pelos investigadores

Hipótese de disputa por herança foi descartada

Inicialmente, a polícia também investigou a possibilidade de o feminicídio ter sido motivado por uma disputa de herança. Entretanto, após ouvir testemunhas e analisar os elementos reunidos, a hipótese foi descartada.

A conclusão da investigação aponta que o crime está relacionado ao histórico de violência sexual e ao comportamento de posse do suspeito em relação à irmã.

Com a conclusão do inquérito, o procedimento foi encaminhado à Justiça. O homem permanece preso e à disposição das autoridades.

Por

Formada em Jornalismo pela Funorte, Janaina Sacerdote é repórter multimídia da Rádio Itatiaia em Montes Claros. Antes, passou por Fundação Fé e Alegria Montes Claros e Rádio Educadora /Pop 95Fm.

 

 

Belo Horizonte