O secretário de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Otto Levy, pediu para deixar o governo para se dedicar a projetos pessoais. Com o desligamento, Luísa Cardoso Barreto, servidora de carreira da Seplag e atual presidente da Emater, assume a chefia da pasta.
Luísa ocupou o cargo de secretária adjunta da pasta entre 2019 e 2020 e se candidatou à Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições de 2020.
Além da Seplag, a chefia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) também vai sofrer mudanças. Isso porque o secretário Cássio Rocha de Azevedo também solicitou desligamento do governo e alegou ter tomado a decisão por motivo de tratamento de saúde.
No lugar deixado por Azevedo na Sede, será empossado como secretário o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio de Avelar.
As mudanças no secretariado do governo de Minas foram anunciadas pela própria administração pública por meio de uma publicação realizada no fim da tarde desta sexta-feira (9) em seu site.
De acordo com o governo de Minas, a nomeação de Luísa Cardoso Barreto deve ser efetivada a partir do dia 15 de abril, enquanto a publicação do nome de Fernando Passalio de Avelar no no Diário Oficial ocorre neste sábado (10).
Reconhecimento
O trabalho desempenhado pelos dois secretários até aqui foi reconhecido pelo governador Romeu Zema. “O governador agradece o trabalho realizado por Cássio Rocha de Azevedo e Otto Levy à frente das respectivas secretarias, desempenhando um papel fundamental para a retomada da economia mineira e o reequilíbrio das finanças do Estado”, diz o texto.
Emater
O governo do Estado explicou que vai “apresentar ao Conselho de Administração da Emater o especialista em políticas públicas e gestão governamental Otávio Maia para comandar a empresa”.
Maia tem 16 anos de experiência no governo de Minas, ocupando vários cargos, entre eles o de subsecretário de Gestão Estratégica. É pós-graduado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro e mestre em Economia de Empresas pela FEAD.