''A mineração tem um significado extremamente importante na economia do estado. Gera emprego, renda, envolve pautas ambientais e tem peso municipal, estadual e federal. Eventos dessa grandeza permitem ampliar o conhecimento e discutir como o setor pensa e planeja sua evolução diante das exigências atuais, que se modernizam constantemente.’', afirmou Campos.
Licenciamento e burocracia no setor de mineração
Ele também abordou o processo de licenciamento no Brasil. Campos ressaltou que é um processo moderno, mas complexo, pois envolve questões ambientais e a conciliação de diferentes interesses e setores. ''O processo de licenciamento hoje é bastante moderno e eficiente em relação às exigências de viabilidade de operação dos empreendimentos. Entretanto, o cenário ambiental em que a mineração se desenvolve sempre leva a discussões mais amplas’’, explicou.
Ele citou o exemplo do Quadrilátero Ferrífero, a mais importante província mineral do Sudeste do Brasil. ''Estamos desenvolvendo mineração em uma área que tem paisagens, interesses imobiliários e diversos valores. Isso precisa ser conciliado para que a mineração avance de forma responsável”, disse. “Essa necessidade faz com que o licenciamento, por vezes, demore, resultado das instruções necessárias para empreendimentos dessa natureza’’, completou.
Descomissionamento de barragens
Outro tema que explorou foi o descomissionamento das barragens a montante, que devem ser extintas em Minas até 2035. A projeção é baseada em estudos de mineradoras, entidades e órgãos ambientais ouvidos pela Itatiaia em uma série especial sobre o setor.
Campos afirmou que o processo está em andamento e avançando com responsabilidade. '' O descomissionamento passa por uma avaliação sistemática de vários atores envolvidos. Há empenho e dedicação do setor para resolver esse passivo histórico da mineração em nosso território. Esse processo está acontecendo, e a expectativa é de que até 2035 todas as operações estejam finalizadas.’' afirmou Jackson Campos.
Projeto Eloos
Nesta segunda-feira (22), a Itatiaia realiza o evento de debates de encerramento do primeiro ciclo do Projeto Eloos. Com foco no futuro da mineração, autoridades do setor e governantes participaram de três painéis para apresentar ideias e discussões sobre uma atividade mineradora alinhada às novas tecnologias e ao conceito de sustentabilidade.
Saiba mais:
O Eloos é uma plataforma de conteúdo, relacionamento e negócios voltada para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. É uma iniciativa independente, apartidária e plural, que reúne iniciativa privada e poder público para articular lideranças, fomentar o diálogo e construir soluções concretas para o futuro do estado.