O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), anunciou, nesta segunda-feira (22), a instalação do Conselho Nacional de Política Mineral, que deverá seguir os mesmos moldes do Conselho Nacional de Política Energética.
Durante participação no projeto Elos, Silveira informou que o órgão, que será presidido por ele, contará com a participação de outros dezesseis ministros, além de representantes da sociedade civil organizada e da academia. A primeira reunião do grupo, prevista para outubro, deverá contar com a presença do presidente Lula (PT).
Em entrevista para a Itatiaia, o ministro afirmou que o objetivo é que o governo federal, em parceria com os estados e municípios, construa uma “mineração cada vez mais legal, sustentável e robusta”.
Para a reportagem, Silveira destacou a atividade mineradora como um potencial transformador da realidade das cidades. “Esperamos que a mineração possa devolver ao Brasil, já que é uma atividade findável — com recursos que você retira e que não voltam mais. É importante planejarmos os municípios, inclusive para o fim do ciclo mineral nas cidades mineradas, para que a atividade gere resultados com investimentos em saúde, educação e segurança”, declarou.
Projeto Eloos
Nesta segunda-feira (22), a Itatiaia realizou o evento de encerramento do primeiro ciclo do Projeto Eloos. Com foco no futuro da mineração, autoridades do setor e governantes participaram de três painéis, nos quais apresentaram ideias e promoveram discussões sobre uma atividade mineradora alinhada às novas tecnologias e ao conceito de sustentabilidade.
O Eloos é uma plataforma de conteúdo, relacionamento e negócios voltada ao desenvolvimento econômico de Minas Gerais. Trata-se de uma iniciativa independente, apartidária e plural, que reúne iniciativa privada e poder público para articular lideranças, fomentar o diálogo e construir soluções concretas para o futuro do estado.