O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abriu nesta segunda-feira (1º) a chamada pública “Chamada de Clima”, voltada para a seleção de fundos de investimento em mitigação climática. A iniciativa pretende movimentar até R$ 18 bilhões em aportes, com foco em setores estratégicos para a transição energética e em projetos de preservação ambiental.
Por meio da BNDESPAR, o banco poderá investir até R$ 5 bilhões em cotas de fundos de participações e crédito. As modalidades de apoio estão divididas em duas frentes: Transformação Ecológica, que inclui descarbonização industrial, energias renováveis, agricultura verde e infraestrutura sustentável; e Soluções Baseadas na Natureza, com foco em reflorestamento, sistemas agroflorestais e conservação florestal.
A iniciativa reforça o papel da mineração e de outros setores industriais na transição para uma economia de baixo carbono, já que os fundos devem priorizar projetos ligados à chamada “taxonomia verde” do BNDES, que inclui minerais críticos e estratégicos essenciais para tecnologias limpas
As propostas poderão ser apresentadas até 20 de outubro de 2025, e os fundos selecionados deverão começar a operar a partir de 2026. Para saber mais acesse: