Uma série de ondas intensas atingiu o litoral da província de Buenos Aires, na Argentina, e deixou ao menos uma pessoa morta e outras 35 feridas nessa segunda-feira (12). O avanço da maré causou destruição nas praias de Mar del Plata, Santa Clara del Mar e Mar Chiquita.
Autoridades locais classificaram o fenômeno, um meteotsunami ou tsunami meteorológico, como uma “super onda” ou “mini tsunami” e informaram que o Ministério Público investiga a morte, com indícios de asfixia por afogamento.
Segundo apuração do jornal argentino La Nacion, a vítima foi um homem de 29 anos que estava próximo a um grupo de pescadores e foi surpreendido pela correnteza, perdendo o equilíbrio. De acordo com testemunhas, o homem não sabia nadar.
A diretora de Segurança nas Praias de Mar Chiquita, Andrea Lezcano, disse que o fenômeno surpreendeu toda a costa do distrito, de Santa Clara até a Lagoa de Mar Chiquita, onde ocorreu a tragédia. Segundo ela, o avanço do mar se deu de forma súbita, logo após o recuo provocado pela maré baixa.
O que é um meteotsunami
O tsunami meteorológico, ou meteotsunami, é um fenômeno meteorológico que acontece quando o mar avança em direção ao continente, atrelado a um sistema meteorológico atuando na região, segundo a meteorologista Nicolle Reis, da Defesa Civil de Santa Catarina.
Este é um fenômeno raro, muito difícil de prever e está sempre ligado a uma mudança em um sistema meteorológico na região do ocorrido. Uma ocorrência já foi registrada na praia de Laguna em Santa Catarina, em 2024. Na ocasião, carros foram arrastados pela onda, mas não houve registro de pessoas feridas.
Confira o vídeo das ondas
Em imagens capturadas por pessoas que testemunharam o “mini tsunami”, é possível conferir pessoas desesperadas com o avanço da maré e a presença de força pública no local. Confira as imagens:
‘Mini tsunami’ na Argentina deixa uma pessoa morta e 35 feridas
— Itatiaia (@itatiaia) January 13, 2026
📽️ Matias Penas / Storyfull pic.twitter.com/n7HtmBxonm
(Sob supervisão de Aline Campolina)