A
A ação foi anunciada pelo Ministério das Relações Exteriores do país nesta quarta-feira (15). A queixa será feita nesta quinta-feira (16), segundo a CNN.
Segundo o país, as declarações “belicosas e extravagantes” de Donald Trump violam o direito internacional e a Carta da ONU.
O jornal The New York Times revelou, nessa quarta, que o governo de Donald Trump autorizou a CIA a conduzir ações secretas na Venezuela. A ação aumentou ainda mais a tensão entre os dois países.
De acordo com informações do The New York Times, a nova autorização permitiria que a CIA realizasse operações letais na
Vale lembrar que a CIA esteve envolvida no golpe de 1964 no Brasil, na morte de Che Guevara, em outras maquinações na Bolívia e em um golpe no Chile. Ainda segundo o jornal norte-americano, não é possível afirmar se a agência está planejando alguma operação na Venezuela ou se as autorizações são consideradas uma contingência.
Ao New York Times, autoridades americanas têm deixado claro que o objetivo final é tirar Maduro do poder. Embora não existam planos concretos de ataque, o desenvolvimento acontece em um momento em que os militares dos Estados Unidos planejam sua própria escalada.
Maduro faz apelo
Durante um evento oficial nessa quarta, o presidente da Venezuela,
“Diga ao povo dos EUA: não à guerra. Not war, please, please, please. Listen to me. [Não à guerra, por favor, por favor, por favor, me escutem]”, afirmou.
Maduro também condenou o que chamou de “golpes de Estado” aplicados pela Central de Inteligência dos EUA (CIA). “Não aos golpes de Estado dados pela CIA, que tanto nos lembram os 30 mil desaparecidos pela CIA nos golpes de Estado contra a Argentina”, declarou.