Ouvindo...

Ucrânia é pauta de reunião da Otan nesta quarta; Putin se opõe à entrada do país na aliança

As conversas entre países aceleraram após a cúpula entre Trump e Putin, no Alasca

Turquia e Hungria são os únicos entre os 31 países membros da Otan que ainda não ratificaram a adesão da Suécia à aliança

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), anunciou, nesta terça-feira (19), que os chefes de Estado-Maior dos exércitos da aliança vão se reunir na quarta-feira (20) para discutir o conflito na Ucrânia e “avanço dos esforços diplomáticos”.

O almirante Giuseppe Cavo Dragone, que preside o Comitê Militar da Otan, publicou na rede social X (antigo Twitter), que irá moderar “uma reunião dos chefes de Estado-Maior da Defesa das 32 nações aliadas”.

As negociações serão para determinar que tipo de garantias de segurança podem oferecer à Ucrânia em caso de um acordo de paz com Moscou, com o objetivo de evitar novos ataques russos contra o país.

As conversas entre os países que integram a OTAN aceleraram após a cúpula de sexta-feira (15) entre o presidente americano, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Alasca.

Leia também

Putin se opõe à entrada da Ucrânia à OTAN

Entre as exigências de Vladimir Putin, para encerrar o conflito com o país europeu, estão a renuncia ao projeto de adesão à Otan.

O Kremlin deseja ainda que a Ucrânia ceda quatro regiões parcialmente ocupadas (Donetsk, Lugansk, Zaporizhzhia e Kherson), além da Crimeia, anexada em 2014.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo