Ouvindo...

Trump critica Coreia do Sul horas antes de se encontrar com o presidente do país

O republicano afirmou, nas redes sociais, que a Coreia do Sul estaria passando por um “expurgo”, mas sem apresentar provas

Donald Trump a esquerda e Robert F. Kennedy Jr a direita

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, escreveu nas redes sociais que estaria ocorrendo um “expurgo ou revolução” na Coreia do Sul, sem apresentar evidências. A crítica do republicano foi publicada antes do encontro marcado na Casa Branca, em Washington, com o presidente do país, Lee Jae Myung.

O encontro com Myung faz parte da agenda de Trump com líderes mundiais para debater as tarifas aplicadas pelos EUA a outros países. A Coreia do Sul sofreu uma taxação de 15% em julho, um mês após o novo presidente sul-coreano assumir o governo.

Leia também

Myung assumiu a presidência em junho, após uma eleição antecipada convocada depois que seu antecessor, Yoon Suk Yeol — conservador e mais alinhado às políticas de Trump — foi afastado por tentar impor a chamada lei marcial em dezembro de 2024.

O novo presidente viaja aos EUA em busca de novos acordos comerciais e também para discutir a relação com o vizinho de fronteira, a Coreia do Norte. No último sábado (23), o país realizou um teste de lançamento de dois novos mísseis de defesa aérea, após Pyongyang — capital norte-coreana — acusar Seul de “fomentar tensões na fronteira”. Os disparos de teste foram supervisionados pelo líder Kim Jong Un.

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.