Ouvindo...

Trump comemora aniversário com desfile militar e enfrenta onda de protestos nos EUA

Cerca de 7 mil membros das Forças Armadas participarão da cerimônia, alguns montados a cavalo; grupos contrários a Trump também se organizam para realizar manifestações em mais de 1.500 localidades pelo país

Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, será o anfitrião de um desfile militar em Washington neste sábado (14), data em que celebra seus 79 anos. O evento pode ser marcado por um grande movimento nacional de protestos, organizado por críticos ao governo. As informações são da Agence France-Presse (AFP).

Cerca de 7 mil membros das Forças Armadas participarão da cerimônia, alguns montados a cavalo e muitos trajando uniformes históricos. Aproximadamente 150 veículos militares também estarão presentes, além de 50 aeronaves que farão voos sobre a capital.

Leia também: Trump pressiona Irã sobre acordo nuclear após ataque de Israel: ‘Situação só vai piorar’

O desfile percorrerá uma área monumental da cidade, passando por pontos simbólicos como o Lincoln Memorial, com encerramento próximo à Casa Branca, onde paraquedistas entregarão uma bandeira ao presidente.

O evento, que coincide com o Dia da Bandeira, também celebra os 250 anos das Forças Armadas americanas. A expectativa é de que um grande número de pessoas compareça à solenidade.

Leia também

Paralelamente, grupos contrários a Trump também se organizam para realizar manifestações em mais de 1.500 localidades pelo país. Sob o nome de “Sem Reis”, os protestos criticam o comportamento do presidente, que, segundo os organizadores, age como se fosse uma figura autoritária.

*com informações de AFP

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.