Senadores dos EUA firmam acordo provisório que pode encerrar ‘shutdown’

Legisladores democratas e republicanos chegaram a um acordo provisório para destinar fundos ao governo federal até janeiro

Casa Branca

Os senadores dos Estados Unidos firmaram neste domingo (9) um acordo provisório para encerrar a paralisação do governo federal que já dura 40 dias e afetou muitos serviços públicos.

Legisladores democratas e republicanos chegaram a um acordo provisório para destinar fundos ao governo federal até janeiro, após semanas de discussões sobre assistência médica, benefícios alimentares e demissões de funcionários federais.

A medida superou rapidamente uma votação de procedimento no Senado, que não teve apoio suficiente da bancada democrata. Se a Câmara de Representantes também aprovar o projeto, o texto será apresentado ao presidente Donald Trump. Esse processo pode levar alguns dias.

Agora, a população tem esperança de que os serviços voltem à normalidade. Desde o dia 1º de outubro, centenas de milhares de funcionários foram suspensos ou trabalham sem pagamento.

“Parece que estamos perto de encerrar o shutdown (paralisação do governo)”, afirmou Trump a jornalistas na Casa Branca.

Leia também

O acordo deve incluir o financiamento do Programa Federal de Assistência Nutricional Suplementar (Snap, na sigla em inglês), que auxilia mais de 42 milhões de estadunidenses. As demissões de milhares de funcionários federais também deve ser revertida, e a extensão da ajuda para atendimento médico deve ser submetida à votação.

Segundo o senador Tim Kaine, do partido Democrata, a proposta protegerá funcionários federais de demissões injustificadas, incorporará novamente aqueles que foram demitidos equivocadamente durante o shutdown e garantirá que os funcionários recebam seu salário retroativo.

O shutdown afetou diversos serviços dos Estados Unidos, incluindo o controle de tráfego aéreo, causando cancelamento de quase três mil voos e atrasos em 10 mil. Autoridades do país se preocupam com a situação aérea no Dia de Ação de Graças, que marca o início da temporada de Natal com muitas viagens e compras.

*Com AFP

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...