A presidente do México, Claudia Sheinbaum, criticou uma operação contra migrantes que prendeu vários trabalhadores rurais na Califórnia, nos EUA. Ela diz que ações são “injustas” e prejudiciais à economia dos Estados Unidos.
Segundo noticiado pelo Ministério das Relações Exteriores do México e a imprensa dos Estados Unidos, agentes da polícia de imigração (ICE) patrulharam os condados de Ventura e Santa Barbara e prenderam várias pessoas.
“Estas operações são muito injustas, e vão danificar muito a economia dos Estados Unidos”, disse Sheinbaum, nesta sexta-feira (11), em coletiva de imprensa.
Segundo a AFP, imagens de uma emissora de televisão mostram cerca de 30 pessoas sob custódia de agentes de imigração. A imprensa dos EUA informou que a operação gerou tumultos.
Os migrantes latino-americanos “fortalecem a economia dos Estados Unidos” e “sem essa mão de obra o que vai acontecer é que os campos da Califórnia e de outros estados não vão produzir”, disse Sheinbaum.
Sheinbaum alegou ainda que, desde que Trump assumiu o poder, em 20 de janeiro, 355 mexicanos foram detidos nestas operações.
Nesse período, 67.008 mexicanos foram deportados, além de 6.525 migrantes de outras nacionalidades enviados para o território mexicano, detalhou a presidente.