Nove esquiadores desapareceram após uma avalanche no Norte da Califórnia, nos Estados Unidos, região atingida por uma forte tempestade nessa terça-feira (17). Equipes de resgate trabalham para encontrar os atletas após o acidente.
A queda de neve ocorreu às 11h30 (16h30 no horário de Brasília), no Castle Peak, um dos picos mais populares da Floresta Nacional de Tahoe, no estado americano, e afetou 15 pessoas: 12 esquiadores e quatro guias, informou o Departamento do Xerife do Condado de Nevada, onde a montanha está localizada.
“Pelo menos seis dos esquiadores sobreviveram à avalanche e permaneceram no local aguardando resgate”, diz o comunicado. As autoridades haviam relatado anteriormente 16 pessoas no grupo, antes de revisar o número para 15. Isso reduziu o número de desaparecidos para 9.
“Devido às condições climáticas extremas, as equipes de resgate levaram várias horas para chegar até os esquiadores e transportá-los para um local seguro, onde foram submetidos a avaliação médica”, disse o Departamento do Xerife em um comunicado posterior.
As autoridades emitiram um alerta de avalanche desde o início da manhã dessa terça-feira (17) até o início da manhã desta quarta-feira (18) para a Serra Nevada, que inclui o Pico Castle.
“Grandes avalanches são esperadas na terça-feira, na noite de terça-feira e pelo menos até o início da manhã de quarta-feira em terrenos montanhosos sem controle”, anunciou anteriormente o Centro de Avalanches da Serra Nevada.
O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA informou que algumas áreas da Serra Nevada podem receber até 2,4 metros de neve até o fim de quarta-feira, quando a tempestade deverá dissipar-se.
*Com informações da AFP
(Sob supervisão de Alex Araújo)