Ouvindo...

No Peru, protestos contra o governo deixam ao menos 19 feridos

Manifestantes enfrentaram a polícia com pedras e bombas incendiárias nesse fim de semana

Ao menos 19 feridos em protestos contra o governo no Peru

Pelo menos 19 pessoas ficaram feridas durante protestos contra o governo da presidente Dina Boluarte e o Congresso no Peru. A informação foi confirmada nesse domingo (28), por autoridades e defensores dos direitos humanos.

Protesto com pedras, bombas e fogos de artifício

Milhares de pessoas marcharam, no centro de Lima, em direção à sede do governo, sob forte contenção policial, nesse fim de semana.

Grupos de jovens atiraram pedras, bombas incendiárias e fogos de artifício contra as forças de segurança. Os policiais responderam com gás lacrimogêneo e balas de borracha, segundo jornalistas da AFP.

Cerca de 1,6 mil turistas são resgatados no Peru após serem retidos por protestos

“Um policial sofreu queimaduras de primeiro grau, causadas por um coquetel molotov, durante a marcha organizada por vários grupos”, informou a Polícia Nacional, no sábado (27), em publicação nas redes sociais com imagens dos confrontos.

A Coordenadoria Nacional de Direitos Humanos (CNDDHH) divulgou, no domingo, um balanço de 18 feridos nos protestos, incluindo um jornalista.

Uma nova marcha, organizada por trabalhadores do transporte e por jovens do movimento Geração Z, também foi registrada no domingo à noite. O protesto tinha como pauta a “corrupção”, as “extorsões” e a “violência”.

O ato foi dispersado pela polícia, que voltou a utilizar gás lacrimogêneo.

Os manifestantes tentaram, novamente, romper a barreira de segurança instalada em frente ao Parlamento, em Lima.

Com agências
Sob supervisão de Marina Dias

Leia também

Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas