As negociações de paz entre Rússia e Ucrânia estão pausadas, declarou o Kremlin nesta sexta-feira (12). Ainda não se sabe qual a data de uma próxima conversa sobre um possível cessar-fogo.
“Os canais de comunicação existem e estão bem estabelecidos. Nossos negociadores têm a possibilidade de se comunicar através desses canais, mas, por ora, pode-se falar mais de uma pausa”, declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, durante coletiva de imprensa.
As conversas realizadas em Istambul no início do ano não permitiram avanços reais, apenas a troca de prisioneiros.
Trump diz que está disposto a sancionar novamente a Rússia após ataque na Ucrânia Ataque russo em fila de aposentadoria mata ao menos 21 pessoas na Ucrânia Rússia faz maior ataque aéreo da guerra a Kiev; prédio do governo ucraniano é atingido
As investidas de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, também não foram eficientes. Ele atribuiu para si o papel de mediador entre Moscou e Kiev e busca um acordo para o fim das ofensivas.
Porém, tanto a Rússia quanto a Ucrânia permanecem ‘irreconciliáveis’. Enquanto a Rússia pede a desmilitarização, rendição da Ucrânia e cessão de territórios, a Ucrânia considera as condições inaceitáveis e exige garantias de segurança dos aliados, isso porque está convencida de que os russos voltariam com os ataques mesmo com um acordo de paz.
*Com AFP