Ouvindo...

Movimentos palestinos entram em acordo para futura administração de Gaza

Os movimentos se reuniram no Cairo e concordaram em ‘entregar a administração da Faixa de Gaza a um comitê palestino temporariamente composto por tecnocratas independentes’

‘Tenho mais medo da fome e das doenças que dos bombardeios’, diz civil em Gaza

Vários grupos palestinos, entre eles o Hamas, concordaram para que um comitê independente de tecnocratas assuma a administração da Faixa de Gaza após o fim da guerra.

Os movimentos se reuniram no Cairo e concordaram em “entregar a administração da Faixa de Gaza a um comitê palestino temporariamente composto por tecnocratas independentes”, de acordo com um comunicado do Hamas.

O comitê “administrará assuntos da vida cotidiana e os serviços básicos de cooperação com os irmãos árabes e as instituições internacionais”.

Leia também

Além disso, os grupos também concordaram com uma estratégia de revitalização da Organização para Libertação da Palestina (OLP) - grupo do qual o Hamas não faz parte - como único representante legítimo do povo palestino.

Delegações do Hamas e do Fatah se reuniram nessa quinta-feira (23) no Cairo para tratar do pós-conflito em Gaza. A rivalidade entre os dois dificultou os esforços para uma reconciliação e união dos palestinos.

As reuniões foram sediadas no Egito, uma vez que o país é um mediador histórico do conflito israelense-palestino.

*Com AFP

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.