Ouvindo...

Morre Jane Goodall: veja fatos sobre a mulher que revolucionou o estudo dos primatas

A primatologista morreu enquanto dormia, em Los Angeles, nos Estados Unidos

Jane Goodall morre aos 91 anos. Jane Goodall, a famosa primatologista, antropóloga e conservacionista, morreu na quarta-feira, 1º de outubro de 2025, de acordo com o instituto que ela fundou.

Morreu nesta semana a primatologista britânica Jane Goodall, pioneira no estudo dos chimpanzés e ícone das causas ambientais. Ela faleceu enquanto dormia, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Valerie Jane Morris-Goodall nasceu em Londres, na Inglaterra, no dia três de abril de 1934, filha de um empresário e uma romancista. Foi casada duas vezes, com Hugo van Lawick, de 1964 a 1974, e com Derek Bryceson, de 1975 a 1980, ano em que ele morreu

Jane se formou na Universidade de Cambridge e obteve doutorado antes mesmo de concluir o bacharelado ou o mestrado, segundo a CNN. Ela descobriu que os chimpanzés se envolvem em guerras com comunidades vizinhas e que são altruístas. Esse último fato foi comprovado quando eles adotaram bebês órfãos não relacionados.

Leia também

Jane foi a primeira cientista a nomear seus objetos de pesquisa em vez de atribuir números a eles. Também foi a primeira a observar chimpanzés comendo carne e usando e fazendo ferramentas.

Em 1977, ela fundou o instituto Jane Goodall. Já em 2002, foi designada mensageira de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.