Morreu nesta semana a primatologista britânica
Valerie Jane Morris-Goodall nasceu em Londres, na Inglaterra, no dia três de abril de 1934, filha de um empresário e uma romancista. Foi casada duas vezes, com Hugo van Lawick, de 1964 a 1974, e com Derek Bryceson, de 1975 a 1980, ano em que ele morreu
Jane se formou na Universidade de Cambridge e obteve doutorado antes mesmo de concluir o bacharelado ou o mestrado, segundo a CNN. Ela descobriu que os chimpanzés se envolvem em guerras com comunidades vizinhas e que são altruístas. Esse último fato foi comprovado quando eles adotaram bebês órfãos não relacionados.
Brasil recebe chimpanzé vítima de maus tratos que era obrigado a fumar na Colômbia Diabético, chimpanzé Serafim colhe sangue diariamente e tem dieta especial no Zoo de BH Entenda por que Serafim, chimpanzé do Zoológico de BH, não pode comer banana
Jane foi a primeira cientista a nomear seus objetos de pesquisa em vez de atribuir números a eles. Também foi a primeira a observar chimpanzés comendo carne e usando e fazendo ferramentas.
Em 1977, ela fundou o instituto Jane Goodall. Já em 2002, foi designada mensageira de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).