Ouvindo...

Modelo de aeronave que caiu na Índia passou por problemas, mas é seguro, diz especialista

Segundo o especialista, a aeronave ‘passou por alguns percalços ao longo da jornada’, mas é segura

Aeronave caiu na Índia nesta quinta (12)

O avião modelo Boeing 787-8 é o último desenvolvido pela Boeing, sendo lançado em 2011, e é muito seguro, afirmou Fernando de Borthole, aviador e dono do canal AERO - Por trás da aviação, ao Itatiaia Agora.

Esse modelo é o da aeronave que caiu nesta quinta-feira (12), no oeste da Índia, logo após levantar voo. Segundo o especialista, ela ‘passou por alguns percalços ao longo da jornada’, mas é segura.

“Ela passou por problemas na bateria, alguns detalhes no estabilizador horizontal, alguns incidentes que aconteceram, mas é uma aeronave segura e certificada. Muito boa, confortável, de última tecnologia”, explicou.

Para o especialista, não se deve conectar o acidente somente à aeronave, e é preciso esperar a investigação. "É muito difícil tirar qualquer conclusão em cima de uma ou duas imagens”, disse ele.

Várias coisas podem ter acontecido para que a aeronave caísse. Em vídeos publicados nas redes sociais, é possível ver que ela levanta voo e logo em seguida perde altitude e acaba colidindo no prédio.

A decolagem, segundo o aviador, é um dos momentos mais críticos do voo, assim como o pouso, e exige muito do piloto e também do avião. A caixa-preta, de acordo com ele, vai ajudar a entender qual foi o problema no voo.

Leia também

Queda de avião na Índia

Um avião modelo Boeing 787 Dreamliner caiu nesta quinta-feira (12) logo após decolar do Aeroporto de Ahmedabad, na Índia.

A aeronave carregava 242 passageiros e tripulantes com destino a Londres e caiu logo após a decolagem. Um alerta mayday (emergência) foi emitido, e a aeronave perdeu o sinal.

Um alojamento de médicos foi atingido pelo avião. Vídeos publicados nas redes sociais flagraram o momento da queda.

Os passageiros eram da Índia, Reino Unido, Portugal e Canadá. Ao menos 100 corpos foram recuperados até o momento.

Ao menos um passageiro do avião sobreviveu, segundo a polícia. Ramesh Vishwakarma, segundo o India Times, estava no assento 11A, à direita da aeronave, duas fileiras à frente das asas. Ele foi levado ao hospital.

O premiê indiano Narendra Modi disse que a tragédia "é de partir o coração”. “Neste momento de tristeza, meus pensamentos estão com todos os afetados. Mantive contato com ministros e autoridades que estão trabalhando para ajudar os afetados”, disse.

Esse é o primeiro acidente de grandes proporções com um Boeing 787 Dreamliner, que faz voos desde 2011.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.