Ouvindo...

Militares americanos instalam arame farpado no muro entre a divisa com o México

O arame farpado foi instalado no topo do muro na fronteira entre a cidade mexicana, Cidade Juárez, e o Texas, nesta segunda-feira (7)

Fronteira entre Estados Unidos e México

Militares do Exército dos Estados Unidos foram vistos estendendo arame farpado no topo do muro na fronteira com o México. A medida que gerou críticas de especialistas por aumentar os riscos de ferimentos a migrantes que tentam cruzar a região.

O arame foi instalado nesta segunda-feira (7). na divisa com o estado do Texas, próximo à cidade mexicana de Cidade Juárez. Segundo a CNN, o diretor-assistente do Hope Border Institute, Jesus De La Torre, disse que o uso de arame farpado representa uma ameaça tanto para os imigrantes quanto para as comunidades próximas.

O diretor, que acompanha de perto a crise migratória na região, alertou que muitas crianças são atendidas na região com ferimentos graves. “Quando famílias que fogem de perseguições são forçadas a enfrentar o arame farpado porque não têm outra opção, elas acabam sofrendo ferimentos severos, inclusive crianças, que têm sido atendidas em El Paso, em Ciudad Juárez e em outras regiões”, alertou.

“Em vez de investir nesse tipo de medida perigosa e letal, deveríamos investir em processos mais baratos e seguros, como permitir que as pessoas busquem proteção conforme previsto em nossa legislação, com um processo estruturado e legal para que todos possam pedir asilo sem arriscar a própria vida”, disse De La Torre.

Em fevereiro, fuzileiros navais dos EUA também foram vistos reforçando colunas de aço do muro com o mesmo material em Tijuana, na divisa com o estado da Califórnia.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo