Ouvindo...

Mesmo após pagamento de resgate em dólar, grupo criminoso mata 33 reféns na Nigéria

As mortes foram confirmadas pelo administrador político local Mannir Haidara. Grupo solicitou um resgate de 50 milhões de nairas

Vítimas tinham sido sequestradas e foram mortas apesar do pagamento do resgate

Ao menos 33 pessoas foram mortas por uma organização criminosa do noroeste da Nigéria, segundo várias fontes informaram a Agence France-Presse (AFP) nesta segunda-feira (28). Vítimas tinham sido sequestradas e foram mortas apesar do pagamento do resgate.

“Os criminosos só libertaram 18 das 51 pessoas que sequestraram em nossa vila e, quando perguntamos [aos reféns liberados] onde estavam os outros 33, disseram que foram assassinados por seus sequestradores”, declarou à AFP Kasimu Ibrahim, um morador de Banga, no estado de Zamfara.

As mortes foram confirmadas pelo administrador político local Mannir Haidara confirmou as mortes, sem fornecer números concretos. Em fevereiro, Banga foi invadida pelo grupo e 51 pessoas foram sequestradas, incluindo três mulheres grávidas, segundo os residentes.

Os sequestradores solicitaram um resgate de 50 milhões de nairas, cerca de US$ 33.250 dólares ou R$ 183.650, na cotação atual, que os habitantes pagaram em duas parcelas.

Zamfara é um dos estados do centro e noroeste da Nigéria. Segundo a AFP, a região é aterrorizada há anos por grupos criminosos que realizam incursões mortais nas aldeias, sequestram pessoas para exigir resgate e incendeiam casas após saqueá-las.

*Sob supervisão de Lucas Borges

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas