Homem que desarmou atirador em atentado na Austrália está no hospital

Autoridades confirmaram 16 mortes e cerca de 40 feridos após dois atiradores invadirem celebração judaica em praia e dispararem contra participantes

Cerca de 16 pessoas morreram e outras 40 ficaram feridas após dois atiradores invadirem celebração judaica em praia e dispararem contra participantes

Um pedestre foi aclamado como herói por ter enfrentado um dos autores do ataque terrorista na praia de Bondi, em Sydney, na Austrália. Após ser ferido no tiroteio, o homem foi submetido a uma cirurgia neste domingo (14), informou um primo do rapaz a afiliada da CNN, 7News.

Nas redes sociais, circulam imagens que mostram o homem lutando com um dos atiradores para tomar a arma. Após a ação, ele foi baleado e levado ao hospital para uma cirurgia. Em declarações à 7News, do lado de fora de um hospital em Sydney, o primo do rapaz disse que os médicos lhe informaram que seu parente estava “bem”.

Leia também

“Ele é um herói, 100%, ele é um herói”, disse ele. “Ele levou dois tiros, um no braço e outro na mão.” O homem foi elogiado também pelo primeiro-ministro do estado de Nova Gales do Sul, Chris Minns, que definiu ele como um “verdadeiro herói”,

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o pedestre imobilizou e desarmou um dos atiradores durante o atentado. Na sequência, após ser desarmado, o atirador parece se posicionar em uma ponte, rearmar-se e abrir fogo novamente.

Cerca de 16 pessoas morreram em atentado

A Polícia de Nova Gales do Sul atualizou, neste domingo (14), o número de mortos em atentado terrorista na praia de Bondi, em Sydney, na Austrália. Conforme a corporação, 16 pessoas morreram e outras 40 ficaram feridas após dois indivíduos invadiram celebração judaica e atirarem contra participantes.

A instituição não especificou se a contagem inclui os atiradores ou não. Mais cedo, a corporação havia confirmado a morte de um dos autores do atentado, enquanto o outro atirador havia sido detido e hospitalizado em estado crítico.

O atentado começou por volta das 18h37, horário local (cerca de 4h no horário de Brasília), quando dois indivíduos abriram fogo contra um grupo de famílias aglomeradas. De acordo com a polícia local, os agressores visaram deliberadamente a comunidade judaica.

Cerca de mil pessoas estavam reunidas no local em comemoração ao Hanukkah. O evento havia começado menos de 2 horas antes do ataque iniciar. O tiroteio foi classificado como um incidente terrorista.

Uma menina de 12 anos e um rabino estão entre as vítimas, informou o co-diretor executivo do Conselho Executivo da Comunidade Judaica Australiana, Alexander Ryvchin, à CNN.

Informações com CNN

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas

Ouvindo...