Belo Horizonte
Itatiaia

Fim da guerra? Acordo entre EUA e Irã 'nunca esteve tão próximo', diz chanceler

Ministro das Relações Exteriores iraniano destacou que mídia não deve especular sobre detalhes de memorando de entendimento entre os países

Por
Ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi
Ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi • UN Photo/Evan Schneider

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou, nesta sexta-feira (12), que um memorando de entendimento entre o país persa e os Estados Unidos "nunca esteve tão próximo". O chanceler também alertou que, até que o acordo seja finalizado, "a mídia deve se abster de especular sobre seu conteúdo".

A declaração foi divulgada em uma publicação nas redes sociais. No texto, Araghchi prometeu que, após o acordo, todos os detalhes serão compartilhados, "em consonância" com a abordagem do Irã que, segundo ele, é "responsável e transparente".

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, republicou a postagem de Araghchi na Truth Social, em meio às declarações de que o entendimento entre os dois países está próximo.

Contrariando a fala do chanceler iraniano, sobre não divulgar tratativas do acordo, um integrante do governo dos Estados Unidos detalhou alguns pontos que estão em negociação com o Irã. A informação é da CNN Internacional, citando que entre os objetivos de Trump com as tratativas estão: ações relacionadas ao Estreito de Ormuz, o programa nuclear iraniano e sanções econômicas contra o país persa.

Confira alguns dos pontos do esboço do acordo aqui.

Entretanto, a autoridade estadunidense destacou que recompensas ao Irã, como o fim de sanções econômicas, só acontecerão quando o país "realmente cumprir o que foi acordado".

Por

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.