Uma intensa massa de ar polar deve provocar um raro episódio de
A província de Buenos Aires, especialmente a porção Sul, concentra as maiores chances de acumulação, com previsão de nevascas intensas em localidades como a Sierra de la Ventana. Também há possibilidade de neve em setores da costa atlântica e até nos arredores da capital argentina, particularmente nas zonas ao Sul da região metropolitana.
Outras províncias que podem registrar o fenômeno incluem La Pampa e Córdoba, sendo que as regiões serranas cordobesas podem ter neve forte. A área do Cuyo — que engloba Mendoza, San Luis e San Juan — também deve registrar precipitação de neve, segundo os modelos numéricos analisados. Há, ainda, expectativa de continuidade do fenômeno em áreas centrais do país na segunda-feira (1º).
Segundo a MetSul, o episódio estará associado a uma potente incursão de ar polar, com projeções de temperatura em 850 hPa (nível de cerca de 1.500 metros de altitude) próximas de -8 °C na capital argentina — uma marca incomum, que costuma ocorrer apenas em episódios de frio extremo.
Apesar da magnitude do evento na Argentina, os modelos não indicam possibilidade de neve no Sul do Brasil. O ar frio que chegará à região após a chuva do fim de semana será bastante seco, o que afasta a formação do fenômeno por aqui.
*Com informações da MetSul