Ouvindo...

Evento de neve raro deve atingir a Argentina

Fenômeno pode alcançar áreas de Buenos Aires e parte do Uruguai, de acordo com a MetSul

Imagem ilustrativa

Uma intensa massa de ar polar deve provocar um raro episódio de neve em diversas províncias centrais da Argentina neste domingo (29). De acordo com a MetSul, há previsão de neve com acúmulo em pontos variados, inclusive em regiões próximas à cidade de Buenos Aires, algo que não ocorria de forma significativa desde junho de 2012.

A província de Buenos Aires, especialmente a porção Sul, concentra as maiores chances de acumulação, com previsão de nevascas intensas em localidades como a Sierra de la Ventana. Também há possibilidade de neve em setores da costa atlântica e até nos arredores da capital argentina, particularmente nas zonas ao Sul da região metropolitana.

Leia também

Outras províncias que podem registrar o fenômeno incluem La Pampa e Córdoba, sendo que as regiões serranas cordobesas podem ter neve forte. A área do Cuyo — que engloba Mendoza, San Luis e San Juan — também deve registrar precipitação de neve, segundo os modelos numéricos analisados. Há, ainda, expectativa de continuidade do fenômeno em áreas centrais do país na segunda-feira (1º).

Segundo a MetSul, o episódio estará associado a uma potente incursão de ar polar, com projeções de temperatura em 850 hPa (nível de cerca de 1.500 metros de altitude) próximas de -8 °C na capital argentina — uma marca incomum, que costuma ocorrer apenas em episódios de frio extremo.

Apesar da magnitude do evento na Argentina, os modelos não indicam possibilidade de neve no Sul do Brasil. O ar frio que chegará à região após a chuva do fim de semana será bastante seco, o que afasta a formação do fenômeno por aqui.

*Com informações da MetSul

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.