Os Estados Unidos decidiram suspender a emissão de vistos para 75 países, incluindo o Brasil, nesta quarta-feira (14). A informação foi divulgada pela Fox News americana, que afirma ter acesso a um memorando do Departamento de Estado, semelhante ao Ministério das Relações Exteriores, com a medida de caráter temporário.
Segundo a emissora, a medida deve passar a valer a partir de 21 de janeiro. O documento orienta funcionários consulares a recusarem vistos de acordo com a legislação vigente, enquanto a Casa Branca reavalia os procedimentos de triagem e verificação dos candidatos ao documento. Porém, ainda não há prazo para o fim dessa revisão.
Além do Brasil, também são afetados países como a Rússia, Irã, Somália, Afeganistão, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e outros. Segundo a CNN Brasil, o governo brasileiro foi pego de surpresa com o possível cancelamento da emissão de vistos e defende cautela até a formalização da decisão.
A medida ocorre no momento em que o governo Donald Trump aumenta o cerco aos imigrantes. Em novembro, o presidente americano disse que iria suspender a entrada de pessoas de “países de terceiro mundo”. A afirmação ocorreu um dia após um cidadão afegão ter sido acusado de atirar contra dois membros da Guarda Nacional em Washington.
“Vou suspender permanentemente a migração de todos os países do terceiro mundo para permitir que o sistema dos Estados Unidos se recupere totalmente”, escreveu Trump nas redes sociais.