O
O anúncio foi feito por meio de uma publicação na rede social Truth Social. De acordo com Trump, a decisão pode elevar a carga tarifária sobre produtos chineses para, no mínimo, 45%, ante a taxa atual de 20%, caso a China mantenha negócios com o país persa.
A medida representa uma nova escalada na já tensa relação entre Washington e Teerã. No ano passado, a guerra comercial entre
Além da China, países como
O endurecimento da postura americana ocorre em meio ao agravamento da crise interna no Irã, marcada por protestos populares e repressão por parte das autoridades. Mais cedo, o governo iraniano afirmou estar preparado para um eventual confronto armado com os Estados Unidos, embora tenha sinalizado abertura para negociações diplomáticas.
Segundo o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, há disposição para o diálogo, apesar das ameaças feitas por Trump de atacar pontos estratégicos do país.
Crise no país
A situação interna no Irã se deteriorou nas últimas semanas, com manifestações inicialmente motivadas por reivindicações econômicas —
Analistas avaliam que, apesar dos sinais de abertura para o diálogo, não está claro quais seriam os termos de uma eventual negociação entre Washington e Teerã. O regime iraniano, por sua vez, acusa agentes ligados aos Estados Unidos e a Israel de tentarem ampliar os protestos com o objetivo de desestabilizar o governo.
* Informações com CNN