Itatiaia

Donald Trump diz que aceitou alta do petróleo para iniciar guerra contra o Irã

Presidente dos EUA afirmou que previa uma alta ainda maior do petróleo, mas manteve a decisão de atacar o Irã para impedir que o país desenvolva uma bomba nuclear

Por
US President Donald Trump addresses the 81st United Nations General Assembly at United Nations headquarters in New York on September 22, 2026. (Photo by ANGELA WEISS / AFP)
Donald Trump, presidente dos EUA • Foto por ANGELA WEISS / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (27) que já esperava uma alta ainda maior dos preços do petróleo em consequência da guerra no Oriente Médio, mas que, mesmo assim, estava disposto a iniciar o conflito contra o Irã. Segundo ele, a ofensiva tem como objetivo impedir que o país desenvolva uma bomba nuclear.

“Na verdade, pensei que subiria duas ou três vezes mais, e ainda estava disposto a fazer isso”, declarou Trump durante um comício em Corpus Christi, no Texas. O presidente também acusou o Irã de manter uma guerra contra os Estados Unidos desde 1979. “Líderes do passado deveriam ter resolvido esse problema há muito tempo, mas não tiveram a coragem ou inteligência para fazê-lo”, afirmou.

Trump voltou a sustentar que os Estados Unidos estão vencendo a guerra contra o Irã. Ele também declarou que o fluxo de petróleo pelo Estreito de Ormuz permanece elevado, apesar dos impactos do conflito sobre o mercado internacional de energia.

Trump comenta envio de petróleo da Venezuela

Durante o discurso, Trump também comentou o envio de petróleo venezuelano aos Estados Unidos. Segundo o presidente, o país recebeu o primeiro carregamento de 1 milhão de barris enviados gratuitamente pelo governo da Venezuela, como parte do que classificou como o “maior acordo de petróleo da história”. “Ele será refinado aqui no Texas, incluindo bem aqui em Corpus Christi”, disse Trump.

O presidente ainda sugeriu que a Venezuela poderia se tornar um estado americano. A declaração retoma uma ideia que ele já havia mencionado anteriormente em relação ao Canadá. As falas ocorrem em meio às repercussões econômicas e geopolíticas da guerra contra o Irã, que afeta as perspectivas para o mercado de petróleo e mantém o setor de energia no centro das preocupações internacionais.

Por

Acompanhe as últimas notícias produzidas pelo Estadão Conteúdo, publicadas na Itatiaia.

 

 

Belo Horizonte