Ouvindo...

Dois irmãos casam com a mesma mulher na Índia e chocam redes sociais

A união configura poliandria, quando uma mulher é casada de forma simultânea com dois ou mais homens. Cerimônia foi aprovada por ambas as famílias

As fotos do evento, nas quais os irmãos aparecem ao lado da esposa, viralizaram nas redes sociais

Dois irmãos indianos se casaram recentemente com a mesma mulher. Eles seguiam uma tradição religiosa considerada extinta, o que provocou uma turbulência nas redes sociais. A união configura poliandria, quando uma mulher é casada de forma simultânea com dois ou mais homens.

Os irmãos Pradeep e Kapil Negi se casaram com sua esposa, que teve o nome preservado, no último fim de semana, em Shillai, uma província no estado himalaio de Himachal Pradesh. A cerimônia contou com a presença de centenas de convidados.

Ambas as famílias aprovaram o casamento, mas as fotos do evento viralizaram nas redes sociais. As fotos do evento, nas quais os irmãos aparecem ao lado da esposa, viralizaram nas redes sociais.

“Não fizemos mais do que seguir uma tradição da qual estamos orgulhosos”, afirmou Pradeep Negi, citado pela agência Press Trust of India. “Daremos apoio, estabilidade e amor à nossa esposa”, prometeu Kapil.

Apesar disso, a All India Democratic Women’s Association (AIDWA), uma associação de defesa dos direitos das mulheres, denunciou a união.

“Nossa organização condena veementemente estes atos de exploração das mulheres, que vão contra os direitos fundamentais da mulher”, declarou Mariam Dhawale, secretária-geral da AIDWA, a um meio de comunicação local.

A poliandria é ilegal na maioria dos países do mundo, incluindo a Índia. No entanto, continua sendo tolerada em algumas regiões do extremo norte do país, incluindo a comunidade Hatti, com cerca de 300 mil pessoas.

“A poliandria era comum em gerações anteriores. Tornou-se incomum, mas continua sendo praticada pelos Hatti”, sendo protegida por “leis consuetudinárias”, afirmou o funcionário local Harshwardhan Singh Chauhan à AFP.

Um dos líderes da comunidade, Kundal Lal Shashtri, lembrou que a prática é citada no Mahabharata, o famoso épico da mitologia hindu.

No ano passado, cinco casamentos unindo uma mulher a vários homens foram realizados na região de Shillai, segundo a AFP.

*Sob supervisão de Enzo Menezes

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas