Dinamarca intensifica treinamento militar na Groenlândia em meio à tensão com EUA

Imagens do treinamento na região de Nuuk foram divulgadas nesta sexta-feira (23)

Imagens foram divulgadas pelas Forças da Dinamarca nesta sexta-feira (23)

As Forças Armadas da Dinamarca divulgaram novas imagens de soldados em treinamentos na região de Nuuk, na Groenlândia. A publicação foi feita nesta sexta-feira (23), em resposta à pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para adquirir o território.

“O novo preto é branco! Os soldados dinamarqueses estão posicionados em Nuuk e Kangerlussuaq. Ali, eles manterão e aprimorarão suas habilidades em guerra de inverno. Também realizarão exercícios no terreno acidentado com seus aliados franceses”, publicou.

As imagens foram divulgadas cinco dias após as Forças Armadas da Dinamarca compartilharem fotos e vídeos dos militares em uniformes camuflados. Nos registros, os soldados aparecem realizando exercícios de tiro em um campo de treinamento e desembarcando de um avião no aeroporto local.

Segundo as Forças Armadas dinamarquesas, o envio de tropas extras faz parte do exercício denominado Resistência Ártica, realizado “em decorrência do aumento da atenção à segurança no Ártico e na região do Atlântico Norte”.

Trump afirmou, na quinta-feira (22), que um futuro acordo garantiria acesso total e permanente dos EUA à Groenlândia. A notícia fez o presidente recuar das ameaças de tarifas contra a Europa e descartar qualquer intenção de anexação pela força, aliviando tensões que poderiam gerar uma das maiores rupturas nas relações transatlânticas das últimas décadas.

* Com informações de CNN Brasil

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e pós-graduado em Jornalismo nos Ambientes Digitais pela mesma instituição. Possui experiência como repórter, produtor e coordenador de telejornal.

Ouvindo...