O presidente dos Estados Unidos,
A seguir, confira a íntegra do discurso do presidente norte-americano:
''Boa tarde!
Na última noite e cedo hoje, sob a minha direção, os Estados Unidos e as Forças Armadas realizaram uma operação militar extraordinária na capital da Venezuela.
O poder purgante americano, em ar e terra, foi utilizado para realizar um ataque espetacular, um ataque como as pessoas não veem desde a Segunda Guerra Mundial. Foi uma força contra um alvo militar altamente fortificado no coração de Caracas, para trazer à justiça o ditador Nicolás Maduro.
Essa foi uma demonstração poderosa, capaz e purgante da competência e do poder militar americano, uma das maiores da história americana. Se pensar nisso, nós também tivemos algumas bem boas, como a vez em que atacamos Soleimani, o ataque em Bagdá e a destruição e dizimação dos locais nucleares do Irã. Recentemente, em uma operação conhecida como Martelo da Meia-Noite, todas perfeitamente executadas.
Nenhuma nação do mundo poderia conquistar o que a América conquistou ontem ou, francamente, no último período de tempo. Toda a capacidade militar da Venezuela foi paralisada enquanto os homens e mulheres das nossas Forças Armadas, junto das autoridades americanas, com sucesso capturaram Maduro na calada da noite.
Estava escuro, as luzes de Caracas estavam amplamente desligadas. Devido à tecnologia que temos, ele foi capturado junto com a esposa, Cilia Flores. Ambos agora estão diante da justiça americana. Maduro e Flores foram indiciados no Distrito Sul de Nova York. Jay Clayton conduziu uma campanha contra o narcoterrorismo dirigido aos Estados Unidos e seus cidadãos.
Quero agradecer aos homens e mulheres das nossas Forças Armadas que realizaram um sucesso tão extraordinário ao longo dessa noite, com poder, precisão e competência, uma rapidez de tirar o fôlego.
Você viu algumas coisas desse país que não tinham ido tão bem, o que era uma vergonha. Se você olhar para o Afeganistão, para a época do Jimmy Carter, aqueles eram outros dias. Agora somos um país respeitado, talvez como jamais teríamos sido antes.
Esses guerreiros altamente treinados, operando em cooperação com as autoridades americanas, capturaram eles em posição de prontidão. Estavam nos esperando, sabiam que os navios estavam lá, sabiam que íamos entrar, mas foram completamente subjugados e muito rapidamente incapacitados.
Se vocês vissem o que eu vi na noite passada, estariam impressionados. Não sei se algum dia vocês vão poder ver isso. Foi incrível. Nenhum único membro das forças americanas foi morto, nenhum único pedaço de equipamento americano foi perdido. Muitos helicópteros, muitos aviões, muita gente esteve envolvida nesse combate. Pense nisso: nenhum pedaço de equipamento foi perdido, nenhum único americano foi morto.
As Forças Armadas americanas são as mais fortes, as mais temidas do planeta, e de longe, com capacidades e habilidades que os nossos inimigos sequer podem começar a imaginar. É o melhor equipamento em qualquer lugar do planeta, e não há nada parecido com o que temos.
Se você olhar para os barcos, nós acabamos com 97% das drogas que estavam entrando nos Estados Unidos. Cada um desses barcos mata, em média, 25 mil pessoas. Nós detonamos 97% deles. Aquelas drogas vêm de um lugarzinho chamado Venezuela.
Nós vamos administrar o país até o momento em que possamos fazer uma transição judiciosa e prudente de poder. Nós não queremos que outras pessoas entrem e comecem a mesma situação que tivemos no último período. Vamos administrar o país até que possamos ter uma transição própria e judiciosa de poder, porque é disso que se trata. Nós queremos paz, liberdade e justiça para o grande povo da Venezuela.
Isso inclui pessoas da Venezuela que estão morando nos Estados Unidos e querem voltar para seu país. Não podemos arriscar que outra pessoa assuma a Venezuela, alguém que não tenha o povo da Venezuela em mente. Estamos ali agora, e as pessoas não entendem, mas vão entender quando eu disser que vamos ficar lá até que haja uma transição própria.
Como todos sabem, o negócio do petróleo na Venezuela, por um longo período de tempo, estava bombeando quase nada. Ao que poderia ter ocorrido, nós temos nossas imensas companhias de petróleo, maiores do que em qualquer lugar do mundo, gastando bilhões de dólares para consertar a estrutura completamente quebrada e começar a gerar dinheiro para aquele país.
Estamos prontos para começar um segundo e muito maior ataque. Estamos preparando uma segunda onda. A primeira onda, se você quiser chamar assim, teve tanto sucesso que provavelmente nem precisaremos da segunda, mas estamos preparados para ela.
A parceria dos Estados Unidos com a Venezuela é algo que todos querem, devido ao que podemos fazer acontecer. Nós faremos o povo da Venezuela rico, independente e seguro, e faremos as pessoas da Venezuela que estão nos Estados Unidos ficarem felizes. Eles sofreram tanto, foi tudo tirado deles.
Um ditador ilegítimo era o chefão criminoso de uma vasta rede ilegal responsável por traficar quantidades imensas de drogas ilícitas para os Estados Unidos. Como acusado no indiciamento, ele pessoalmente supervisionou o Cartel de Los Soles, que inundou nossa nação com veneno letal, responsável pela morte de diversos americanos. Centenas e milhares de americanos morreram por causa disso.
Maduro e sua esposa muito em breve estarão diante do poder completo da justiça americana e enfrentarão julgamento em solo americano. Agora eles estão em um navio e irão para Nova York, e uma decisão será feita muito rapidamente entre Nova York e Miami. Pessoas e evidências esmagadoras de seus crimes serão apresentadas diante de uma corte da lei.
Eu já vi o que temos. É horrível e de tirar o fôlego que algo assim tenha acontecido por muitos anos, mesmo depois de seu mandato como presidente da Venezuela ter expirado. Ele continuou no poder e realizou uma campanha incansável de violência, terror e subversão contra os Estados Unidos da América, ameaçando não só o nosso povo, mas a estabilidade de toda uma região.
Além de traficar quantidades imensas de drogas, trouxe destruição por todo o país e para os Estados Unidos. Mandou gangues selvagens e prisioneiros para aterrorizar comunidades americanas. Olhe para o Colorado: eles dominaram complexos de apartamentos, quebraram os dedos das pessoas que ligaram para a polícia. Era brutal.
Quero parabenizar as Forças Armadas. Washington, DC, era uma das cidades menos seguras do mundo, e agora não temos crime em DC. Tivemos ataques terroristas poucas semanas atrás, mas era outro tipo de ameaça. Tínhamos dois assassinatos por semana, agora os restaurantes estão abertos, todos estão passeando com a família, com os filhos, com as esposas.
Quero agradecer à Guarda Nacional, às Forças Armadas e às forças de segurança. Deveríamos fazer isso em todas as cidades. Estamos fazendo agora no Tennessee, o crime caiu em 77%. O governador da Louisiana ligou e pediu ajuda, e nós ajudamos. Era uma situação complicada e agora o crime caiu para quase nada.
Chicago também entrou, ajudamos um pouquinho, e também Los Angeles. Salvamos Los Angeles. O chefe do departamento de polícia disse que, se o governo federal não tivesse entrado, teríamos perdido Los Angeles.
Um lugar do qual estamos muito orgulhosos é Washington, DC, porque é a capital do país. Passou de uma baderna governada pelo crime para uma das cidades mais seguras do país. As gangues enviadas por Maduro torturaram, estupraram e mataram mulheres do nosso país. Estavam em todas as cidades que mencionei para aterrorizar comunidades.
Agora Maduro não poderá mais ameaçar cidadãos americanos novamente. O povo da Venezuela não será mais uma ameaça.
Por anos destaquei histórias de vidas inocentes de americanos que foram terrivelmente roubadas. Americanos como Justin Nougaery, uma linda criança de Austin, que foi sequestrada e assassinada por selvagens do Tren de Aragua, deixada debaixo de uma ponte. Nada será o mesmo depois disso.
Como já disse muitas vezes, o regime de Maduro esvaziou suas prisões e mandou seus piores criminosos violentos para os Estados Unidos. Vieram de prisões e instituições psiquiátricas. Não vão mais mandar. Agora temos fronteiras. Não vão mais entrar.
Além disso, a Venezuela unilateralmente confiscou e vendeu petróleo dos Estados Unidos, ativos americanos, custando bilhões e bilhões de dólares. Nunca um presidente havia feito algo a respeito. Em vez disso, lutavam guerras a milhares de quilômetros de distância.
Nós construímos a indústria petroleira da Venezuela com determinação, capacidade e poder americano, e aquele regime socialista roubou isso pela força. Foi o maior roubo de propriedade americana da história do nosso país.
A infraestrutura massiva de petróleo foi roubada e nada foi feito. Eu teria feito algo. A América nunca permitirá que potências estrangeiras roubem nosso povo ou ameacem nosso hemisfério.
Eles usavam armas que poderiam ameaçar vidas americanas, violando princípios centrais da política externa americana com mais de dois séculos. Não farão mais isso. A Doutrina Monroe é algo grande. Agora chamo de Doutrina Trump. Não esqueceremos disso.
Sob nossa nova estratégia de segurança nacional, a dominância no Hemisfério Ocidental jamais será questionada novamente.
Para concluir, por décadas outros governos negligenciaram ou contribuíram para ameaças crescentes à segurança no hemisfério. Sob o governo Trump, reafirmamos o poder americano de forma muito capaz. Fizemos isso no meu primeiro mandato e fazemos ainda mais agora.
O futuro será determinado pela capacidade de proteger comércio, território e recursos centrais à segurança nacional. Tarifas tornaram nosso país rico e nossa segurança mais forte do que nunca. Essas são as leis do aço que sempre determinaram o poder no mundo, e vamos mantê-las.
Vamos proteger nossas fronteiras, deter terroristas, destruir cartéis e defender nossos cidadãos contra ameaças estrangeiras ou domésticas. Outros presidentes talvez não tiveram coragem, mas eu jamais permitirei que terroristas e criminosos operem com impunidade contra os Estados Unidos da América.
Essa operação extremamente bem-sucedida serve como aviso a qualquer um que ameace a soberania americana ou coloque vidas americanas em perigo. O embargo ao petróleo venezuelano segue em pleno vigor. A Marinha americana permanece em posição, pronta, e todas as opções militares estão sobre a mesa até que todas as exigências americanas sejam satisfeitas.
Todas as figuras políticas venezuelanas precisam entender que o que aconteceu com Maduro pode acontecer com vocês se forem injustos com seu próprio povo.
O ditador e terrorista Maduro finalmente se foi. O povo da Venezuela está livre. A América é uma nação segura. Hoje somos uma nação mais orgulhosa, porque não permitimos que coisas horríveis continuassem acontecendo. O Hemisfério Ocidental é agora um lugar muito mais seguro.
Quero agradecer ao general Dan “Razin” Caine, um homem fantástico. Trabalhei com generais que não respeitava, mas esse é extraordinário. O que vi na noite passada foi um dos ataques mais precisos já realizados em nome da justiça. Estou muito orgulhoso.’' finalizou Trump.
(Sob supervisão de Bruno Furtado)