CIA infiltrou equipe na Venezuela para monitorar vida de Maduro, dizem fontes

Trabalho de inteligência foi fundamental para o êxito da operação realizada nesse sábado (3), permitindo que as autoridades identificassem com precisão onde o líder venezuelano estaria

Nicolás Maduro foi capturado pelos Estados Unidos nesse sábado (4)

De acordo com informações obtidas pela CNN, uma equipe secreta da CIA foi instalada na Venezuela para monitorar detalhadamente a rotina, os movimentos e a localização exata de Nicolás Maduro.

Esse trabalho de inteligência foi fundamental para o êxito da operação realizada neste sábado (3), permitindo que as autoridades identificassem com precisão onde o líder venezuelano estaria descansando.

Leia também

A missão contou ainda com o apoio estratégico de um informante infiltrado no alto escalão do regime, que forneceu dados cruciais para o rastreamento antes da captura.

O planejamento da operação foi conduzido por um grupo restrito do governo americano, formado pelo secretário de Estado Marco Rubio, o secretário de Defesa Pete Hegseth, o diretor da CIA John Ratcliffe e o vice-chefe de gabinete Stephen Miller.

Ao longo de meses, esses conselheiros realizaram reuniões frequentes, muitas vezes diárias, para alinhar os detalhes táticos e manter o presidente Donald Trump informado sobre cada etapa do processo dentro e fora do território sul-americano.

Embora o presidente Trump tenha declarado em outubro que autorizou operações da CIA na Venezuela para combater o tráfico de drogas e a migração ilegal, os detalhes específicos sobre esta captura não foram comentados oficialmente pela agência de inteligência, que se recusou a dar declarações sobre o caso.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...