Aniversário de 90 anos de Dalai Lama inclui bolo de 9 andares e presença de ator de Hollywood

Celebração reuniu milhares de monges, devotos e autoridades do líder religioso

Dalai Lama comemora seus 90 anos em seu Templo, na cidade de Dharamshala, no norte da Índia

O líder espiritual tibetano, Dalai Lama, comemorou 90 anos neste domingo (6) com uma grande festa em Dharamshala, no norte da Índia, onde vive. A celebração aconteceu no Templo de Dalai Lama e reuniu milhares de monges, devotos e autoridades.

A festa teve bolo de nove andares, música, dança e homenagens. O ator Richard Gere, conhecido por filmes como “Uma Linda Mulher” e “Chicago”, também participou do evento. Gere, que é seguidor do budismo, elogiou o líder espiritual em seu discurso.

Leia também

Veja fotos da celebração

Dalai Lama vestia seu tradicional manto amarelo e bordô e caminhou com apoio de religiosos até o palco, onde participou da cerimônia. Depois dos rituais, ele comeu um pedaço do bolo, que foi distribuído entre os presentes.

Celebrações pelo aniversáriodo líder religioso também aconteceram em outros países, como Nepal e Tibete, onde o líder morava antes do exílio, em 1959.

Entenda a reencarnação do líder budista

Durante a semana, Dalai Lama afirmou que pretende reencarnar e escolher seu sucessor, mantendo a tradição budista. Ele disse ainda que espera viver até os 130 anos. O líder voltou inclusive, a criticar o governo da China, que não reconhece sua liderança e tenta interferir na sucessão religiosa.

Quem é Dalai Lama?

O Dalai Lama é o líder espiritual do budismo tibetano e uma figura de enorme importância global, reconhecido por sua defesa da paz, da não-violência e dos direitos humanos. Ele é considerado a manifestação de Avalokiteshvara, o Buda da Compaixão, e, de acordo com a tradição tibetana, é o décimo quarto em uma linhagem de reencarnações.

Desde que assumiu o título aos 15 anos, o Dalai Lama tem sido uma voz proeminente no cenário mundial, atuando como o principal porta-voz do povo tibetano e defendendo a autonomia cultural e religiosa do Tibete em face da ocupação chinesa. Sua mensagem transcende as barreiras religiosas, inspirando milhões de pessoas com sua filosofia de bondade e altruísmo.

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...