O brasileiro Edson Vandeira e outros dois escaladores estão desaparecidos desde o domingo (1º). Eles faziam uma expedição na montanha Artesonraju, um dos picos mais exigentes da Cordilheira Branca, no Peru.
Edson e os peruanos Efraín Pretel Álonzo e Jesús Huerta Picón estudam juntos no Centro de Estudos de Alta Montanha e estavam fazendo uma expedição. Eles saíram na quinta-feira (26) e planejavam retornar no domingo (1º), segundo a CNN.
Durante a noite, foram vistas luzes de movimentando na crista da montanha. Segundo um amigo da família, tudo indica que eles chegaram ao cume, mas tiveram um problema na descida. A barraca deles foi encontrada vazia.
Familiares e amigos de Edson criaram uma arrecadação online para custear as buscas dele. Para doar, basta acessar
Corpo de fotógrafo mineiro desaparecido na França é encontrado no rio Sena Família de fotógrafo mineiro encontrado morto em Paris publica agradecimento emocionante: ‘Eterna gratidão’ A reação inusitada deste pai no nascimento do filho foi flagrada por fotógrafo e virou memes nas redes
Em nota, o Itamaraty informou que “acompanha o caso e está em contato com a família do brasileiro, a quem presta assistência consular, e as autoridades locais”. “Em atendimento ao direito à privacidade e em observância ao disposto na Lei de Acesso à Informação e no decreto 7.724/2012, o Ministério das Relações Exteriores não divulga informações pessoais de cidadãos que requisitam serviços consulares e tampouco fornece detalhes sobre a assistência prestada a brasileiros”, dizia a nota.
Quem é
Edson nasceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul e se dedica ao montanhismo desde 2008. Ele também é fotógrafo e faz registros de aventura e da natureza.
O rapaz liderou grupos no Brasil, nos Andres e no Himalaia, além de participar de três viagens à Antártida. Ele mora no Peru.