A Ucrânia atacou, nesta terça-feira (3), a ponte da Crimeia, local em terreno ucraniano, mas que foi tomado pela Rússia em 2014. O ataque foi feito debaixo d'água.
Essa é a terceira vez que o país atinge a ponte desde o início da guerra, segundo o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU). Um vídeo foi divulgado pelo SBU. Veja na íntegra ao fim da matéria.
“A operação durou vários meses. Agentes do SBU minaram os suportes desta instalação legal. E hoje, sem nenhuma vítima civil, às 4h44, o primeiro dispositivo explosivo foi ativado”, anunciou o SBU.
Foram utilizados 1,1 toneladas de explosivos equivalentes a TNT, que danificaram ‘severamente’ o nível inferior dos pilares. A ponte está em estado de emergência.
A ação foi acompanhada pelo chefe do Serviço de Segurança do país, Vasily Malyuk. “Deus ama a Trindade, e a SBU sempre leva ao fim o que concebeu e nunca se repete. Anteriormente, atacamos a Ponte da Crimeia duas vezes, em 2022 e 2023. Então, hoje, demos continuidade a essa tradição debaixo d'água. Nenhuma instalação russa ilegal tem lugar no território do nosso Estado. Portanto, a Ponte da Crimeia é um alvo absolutamente legítimo, especialmente considerando que o inimigo a utilizou como artéria logística para abastecer suas tropas. A Crimeia é a Ucrânia, e qualquer manifestação de ocupação receberá nossa resposta firme”, afirmou.
A explosão da ponte ocorre dias após um ataque ucraniano com drones a aviões de guerra russos.
Veja o vídeo:
Vídeo: Ucrânia ataca ponte da Crimeia com explosivos debaixo d'água; veja
— Itatiaia (@itatiaia) June 3, 2025
🎥Reprodução/ Serviço de Segurança Ucraniano pic.twitter.com/z2f3XQi0T3