Joe Biden fala pela primeira vez após revelar câncer agressivo

O democrata revelou o diagnóstico neste domingo (16)

Joe Biden e a esposa, Jill

O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou pela primeira vez após a revelação de um diagnóstico de câncer agressivo na próstata, com metástase óssea.

Na publicação, há uma foto dele junto da esposa, Jill Biden, e o gato da família. “O câncer afeta a nós todos. Como muitos de vocês, Jill e eu aprendemos que somos mais fortes nos momentos difíceis. Obrigado por nos ajudar com amor e apoio”, escreveu.

O democrata foi diagnosticado na sexta-feira (16), mas foi divulgado somente neste domingo (19). O câncer é caracterizado por um escore de Gleason de 9 (Grupo Grau 5), uma forma agressiva da doença.

“Embora isso represente uma forma mais agressiva da doença, o câncer parece ser sensível a hormônios, o que permite um tratamento eficaz. Biden e sua família estão revisando as opções de tratamento com seus médicos”, dizia o comunicado da assessoria de Biden.

Após a revelação, o ex-presidente recebeu apoio de Kamala Harris, sua vice-presidente, e do atual chefe do Executivo dos Estados Unidos, Donald Trump.

Leia também

Saúde debilitada e tragédias na família

Joe Biden, de 82 anos, teve diversas tragédias pessoais ao longo da vida, como a perda da esposa e da filha em um acidente de carro em 1972 e também a perda do filho para um câncer cerebral em 2015.

A saúde de Biden tem sido discutida desde o ano passado, quando ele se candidatou à presidência, mas cometia várias gafes e tinha falas desconexas. Um desempenho ruim em um debate fez com que ele desistisse de concorrer à presidência, sendo substituído por Kamala Harris.

Biden fez, ainda, duas cirurgias de aneurisma cerebral em 1988 e passou pela remoção de um câncer de pele em 2023.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...