Ouvindo...

Kamala Harris se diz triste com diagnóstico de Biden e deseja recuperação rápida: ‘um lutador’

O ex-presidente dos EUA, Joe Biden, de 82 anos, enfrenta um câncer de próstata agressivo, que se espalhou para os ossos; Trump também prestou solidariedade ao rival

O ex-presidente dos EUA, Joe Biden, e a ex-vice-presidente, Kamala Harris

A ex-vice-presidente dos Estados Unidos Kamala Harris prestou solidariedade ao seu antigo chefe, Joe Biden, diagnosticado com um câncer agressivo de próstata, que se espalhou para os ossos. A doença foi revelada pela equipe do ex-presidente neste domingo (18) através de um comunicado.

Nas redes sociais, Kamala disse que estava triste com a notícia, mas que sabe que o ex-presidente irá enfrentar mais esse desafio da vida com otimismo.

“Mantemos ele, o Dr. Biden e toda a sua família em nossos corações e orações neste momento. Joe é um lutador — e sei que ele enfrentará este desafio com a mesma força, resiliência e otimismo que sempre definiram sua vida e liderança. Estamos esperançosos por uma recuperação completa e rápida”, escreveu no X (antigo Twitter).

O atual presidente dos EUA, Donald Trump, também revelou que está triste com o diagnóstico do rival. “Melania e eu estamos tristes ao saber do recente diagnóstico médico de Joe Biden. Enviamos nossos mais calorosos e melhores votos a Jill e à família, e desejamos a Joe uma rápida e bem-sucedida recuperação”, afirmou Trump nas redes sociais.

Leia também

Saúde de Biden havia voltado ao debate nos últimos dias

Na semana passada, foi divulgada uma gravação em que Biden aparece falando com hesitação e tendo dificuldade de se lembrar de eventos e datas importantes. O saúde do ex-presidente dos EUA voltou ao debate público e muitos se questionaram sobre a capacidade mental de Biden enquanto ainda ocupava o cargo.

Um livro detalhando os bastidores da Casa Branca também foi publicado nos últimos dias e revelou como a equipe e a família do ex-presidente escondiam seus problemas de saúde. Em “Original Sin” (Pecado Original, em tradução livre), o jornalista da CNN Jake Tapper e o repórter da Axios Alex Thompson afirmam que a saúde de Biden já estavam graves e vinham piorando antes do debate contra Donald Trump na CNN.

A candidatura de Biden à reeleição ficou insustentável após ele protagonizar uma sucessão de lapsos e ter um desempenho desastroso do ex-presidente durante o debate. Após o episódio, e le desistiu de concorrer a um segundo mandato na presidência, sendo substituído por Kamala Harris.

Vida marcada por tragédias

A vida de Joe Biden, de 82 anos, foi marcada por diversas tragédias pessoais. Em 1972, aos 29 anos, o democrata perdeu a esposa e a filha em um acidente de carro, poucos dias após ser eleito senador. Ele também o filho Beau Biden em decorrência de um câncer cerebral em 2015.

Durante a vida, Biden ainda enfrentou duas cirurgias de aneurisma cerebral em 1988 e teve um câncer de pele removido do peito em 2023.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.