Ouvindo...

Zelensky afirma ter conversado com papa Leão XIV e anuncia cessar-fogo

No X, Zelensky afirmou que teve uma conversa ‘calorosa’ e ‘verdadeiramente substancial’ com o novo pontífice

Presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou, nesta segunda-feira (12), que conversou com o papa Leão XIV por telefone sobre a guerra na Ucrânia.

No X, Zelensky afirmou que teve uma conversa ‘calorosa’ e ‘verdadeiramente substancial’ com o novo pontífice. Ele disse, ainda, que convidou o papa para uma ‘visita apostólica’ à Ucrânia.

“Agradeci a Sua Santidade pelo apoio à Ucrânia e a todo o nosso povo. Valorizamos profundamente suas palavras sobre a necessidade de alcançar uma paz justa e duradoura para nosso país e a libertação dos prisioneiros”, relatou.

O presidente ucraniano afirmou, ainda, que chegou a um acordo com os parceiros de um cessar-fogo de 30 dias e pediu para que a Rússia fizesse o mesmo.

Leia também

“Informei o papa sobre um acordo entre a Ucrânia e nossos parceiros de que, a partir de hoje, um cessar-fogo total e incondicional por pelo menos 30 dias deve ser iniciado. Também reafirmei a prontidão da Ucrânia para novas negociações em qualquer formato, incluindo conversas diretas — uma posição que temos enfatizado repetidamente. A Ucrânia quer pôr fim a esta guerra e está fazendo tudo para isso. Agora, aguardamos medidas semelhantes da Rússia”, escreveu.

O papa celebrou sua primeira missa como pontífice neste fim de semana e conversou com jornalistas na manhã desta segunda-feira (12).

Ele foi eleito o novo papa da Igreja Católica na última quinta-feira (8). Aos 69 anos, é o primeiro papa dos Estados Unidos e também possui cidadania peruana.

Considerado progressista e próximo do papa Francisco, ele é membro da Ordem de Santo Agostinho e tem um perfil discreto.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.