O
papa Leão XIV, eleito nesta quinta-feira (9) o 267º pontífice da Igreja Católica, celebrou sua
primeira missa nesta sexta-feira (9), às 11h do horário local (6h em Brasília), na Capela Sistina, no Vaticano.
A primeira missa celebrada pelo
pontífice foi restrita aos cardeais, mas transmitida ao mundo inteiro pelos canais digitais do Vaticano.
A primeira leitura lida na celebração foi do livro Apocalipse. Já o salmo responsorial foi o Salmo 98: “Cantai ao senhor um canto novo, pois ele fez maravilhas”. Por fim, a segunda leitura foi a Primeira Carta de São Pedro.
O
Evangelho foi do livro de João, capítulo 6, dos versículos 52 a 59. Em seu discurso, hora em inglês, hora em italiano, Leão XIV falou sobre o legado da Igreja Católica e disse que quer trazer ‘luz à escuridão do mundo’ e lamentou que a fé cristã seja considerada por alguns para pessoas ‘fracas’ e ‘pouco inteligentes’. Durante a Celebração, ele relembrou os ensinamentos de Pedro, o primeiro papa e responsável por fundar a Igreja, e também citou o seu antecessor, o papa Francisco.
Veja as imagens:
Papa Leão XIV
Robert Francis Prevost foi eleito
papa Leão XIV nesta quinta-feira (8). O
norte-americano tem 69 anos e é o
267º papa da Igreja Católica.
O novo papa esteve na Praça de São Pedro e concedeu bênção a todos os fiéis presentes. Além da oração ‘urbi et orbi’, ele fez um discurso dizendo que a
humanidade precisa de ‘pontes’.
Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, o cardeal Prevost se tornou prefeito do poderoso Dicastério para os Bispos em 2023, responsável por nomear bispos mitrados no mundo todo.
Prevost foi missionário no Peru e, anos depois, foi nomeado arcebispo emérito de Chiclayo, no país andino. Ele também é presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.
A
fumaça branca anunciou que um novo papa havia sido escolhido às 13h08 do horário de Brasília. As portas da varanda da Basílica de São Pedro se abriram pouco mais de uma hora depois, às 14h12, com o anúncio ‘Habemus Papam’.