O segundo dia de votações no Conclave para a escolha do novo Papa começou com grande expectativa no Vaticano, em Roma.
Leia também:
Veja os horários e as regras do conclave
- Por volta das 5h30 (horário de Brasília): primeira votação desta quinta. Se o papa for definido, sairá fumaça branca. Se não for definido, não haverá fumaça;
- Por volta das 7h: segunda rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca. Se não houver definição, sairá fumaça preta;
- Por volta das 12h30: terceira rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca. Se não for definido, não haverá fumaça;
- Por volta das 14h: quarta e última rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca. Se não houver definição, sairá fumaça preta.
De acordo com o especialista em história eclesiástica, J.D. Vital, há uma forte possibilidade de que o novo Papa seja escolhido ainda hoje.
''Nos dois últimos conclaves, a escolha foi no segundo dia, em 2005 com Bento XVI e em 2013 com Francisco. Se seguir essa tendência, hoje teremos a definição do novo Papa pelos 133 cardeais que estão fechados na Capela Sistina’’, explicou Vital.
Milhares de fiéis de diversas nacionalidades, incluindo muitos brasileiros, se aglomeram na Praça São Pedro, ansiosos pelo anúncio da decisão.
Enquanto isso, as especulações sobre quem será o próximo líder da Igreja Católica continuam. O cardeal italiano Pietro Parolin, de 70 anos, é apontado como um dos favoritos. No entanto, como lembra Vital, ''quem entra papa, sai cardeal’’, indicando que surpresas podem acontecer.
* Eustáquio Ramos — enviado especial em Roma