Ouvindo...

Conclave: saiba que horas é a votação que pode escolher novo papa nesta quinta-feira (8)

O processo se repete à tarde, com votações previstas para o período entre 12h e 12h30, e entre 14h e 14h30

Vaticano já está pronto para o conclave

O segundo dia de votações no Conclave para a escolha do novo Papa começou com grande expectativa no Vaticano, em Roma. Após a fumaça preta sair às 6h50 (do horário de Brasília) desta quinta-feira (8), indicando que nenhum candidato alcançou os dois terços necessários dos votos, a atenção se volta para as novas rodadas. O processo se repete à tarde, com votações previstas para o período entre 12h e 12h30, e entre 14h e 14h30.

Leia também: Novo papa ou fumaça preta: o que esperar do segundo dia do Conclave

Veja os horários e as regras do conclave

  • Por volta das 5h30 (horário de Brasília): primeira votação desta quinta. Se o papa for definido, sairá fumaça branca. Se não for definido, não haverá fumaça;
  • Por volta das 7h: segunda rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca. Se não houver definição, sairá fumaça preta;
  • Por volta das 12h30: terceira rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca. Se não for definido, não haverá fumaça;
  • Por volta das 14h: quarta e última rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca. Se não houver definição, sairá fumaça preta.
Leia também

De acordo com o especialista em história eclesiástica, J.D. Vital, há uma forte possibilidade de que o novo Papa seja escolhido ainda hoje.

''Nos dois últimos conclaves, a escolha foi no segundo dia, em 2005 com Bento XVI e em 2013 com Francisco. Se seguir essa tendência, hoje teremos a definição do novo Papa pelos 133 cardeais que estão fechados na Capela Sistina’’, explicou Vital.

Milhares de fiéis de diversas nacionalidades, incluindo muitos brasileiros, se aglomeram na Praça São Pedro, ansiosos pelo anúncio da decisão.

Enquanto isso, as especulações sobre quem será o próximo líder da Igreja Católica continuam. O cardeal italiano Pietro Parolin, de 70 anos, é apontado como um dos favoritos. No entanto, como lembra Vital, ''quem entra papa, sai cardeal’’, indicando que surpresas podem acontecer.

* Eustáquio Ramos — enviado especial em Roma

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Eustáquio Ramos é repórter e apresentador da Itatiaia