Ouvindo...

Cardeais se reúnem na Capela Sistina para primeira votação do conclave

Fiéis já tomam a Praça de São Pedro para acompanhar o resultado da primeira votação para escolha do pontífice sucessor de Francisco

Basílica de São Pedro, no Vaticano

O cardeais que irão participar do conclave, a eleição de um novo papa, já se reuniram e deixaram a Casa Santa Marta em direção à Capela Sistina, onde será realizada a votação. Por volta das 11h40, eles já haviam chegado à Capela Sistina.

Antes de irem à capela, os ‘príncipes da Igreja’ realizaram uma oração pré-votação na Capela Paulina. A primeira fumaça do conclave está prevista para as 14h desta quarta-feira (7), no horário de Brasília, mas é improvável que um novo papa já tenha sido escolhido.

As portas da Capela Sistina se fecharam pouco antes das 13h do horário de Brasília, e a votação foi iniciada. Antes, eles juraram sigilo absoluto.

Leia também

Mais cedo, houve uma Missa na Basílica com a presença de todos os cardeais.

Para ser eleito o novo papa, o cardeal deverá obter 89 votos, ou seja, 2/3 da quantidade de votantes, que no total são 133. Vale lembrar que, para votar no conclave, é necessário ter menos de 80 anos de idade.

Fiéis já tomam a Praça de São Pedro para acompanhar o resultado da primeira votação para escolha do pontífice sucessor de Francisco. Eles verão apenas a fumaça e, quando houver um escolhido, o cardeal Dominique Mamberti anuciará ‘ Habemus Papam'.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.