O
conclave, que vai eleger o próximo papa, começa nesta quarta-feira (7). Segundo o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, os cardeais vão entrar na
Capela Sistina por volta das 16h30 no horário local (11h30, de Brasília), depois disso, acontece a catequese com o cardeal Raniero Cantalamessa, o juramento e a votação, que vai culminar na primeira fumaça das cédulas queimadas.
Ainda segundo Matteo Bruni, a
primeira fumaça será emitida a partir das 19h no horário local, ou 14h no horário de Brasília. Se o sucessor do Papa Francisco já tiver sido eleito, a fumaça sairá branca. Caso contrário, a fumaça será preta. Essa é a única forma de contato dos cardeais com o mundo exterior durante o conclave.
Estarão habilitados para votar em quem deve ser o próximo pontífice todos os cardeais com menos de 80 anos. Para ser eleito como o novo líder católico, o vencedor deverá ter a maioria necessária de três quartos.
A Capela Sistina já está preparada para receber os 133 cardeais, que já estão em isolamento.
Se o
próximo papa não for escolhido no primeiro dia de votação, as próximas fumaças poderão ser visíveis por volta das 10h30, nesse caso apenas se for branca, ou 12h (7h em Brasília). Caso não haja um eleito pela manhã, o conclave segue pela tarde com a possibilidade da fumaça sair às 17h30, apenas se for branca, ou por volta das 19h.
A fumaça será liberada duas vezes ao dia, como resultado da queima conjunta das cédulas das votações da manhã e da tarde. No entanto, caso o novo papa seja escolhido, a fumaça branca é emitida de forma imediata, assim que o resultado positivo sair, e não ao fim da sessão.
Assim que o próximo papa for escolhido, o cardeal Dominique Mamberti vai até a varanda da Basílica de São Pedro para realizar o
anúncio ‘Habemus Papam’.