Ouvindo...

Chile suspende alerta de tsunami e evacuação após terremoto

O terremoto registrado no mar foi um dos mais fortes já vistos na região

Terremoto provocou alerta de tsunami

Autoridades chilenas suspenderam o alerta de tsunami e a ordem de evacuação após um terremoto de magnitude 7,5 graus atingir o mar em uma região próxima de Magallanes, no extremo sul do país, nesta sexta-feira (2).

“A evacuação preventiva terminou. Ou seja, todos estão voltando e retomando suas atividades. Todos os setores devem estar operando normalmente, com exceção de todas as atividades econômicas na costa”, afirmou Juan Carlos Andrade, diretor da agência estadual de desastres em Magallanes.

O terremoto registrado no mar foi um dos mais fortes já vistos na região, que, segundo o MetSul, é uma área geologicamente ativa. Lá, há a atuação das placas tectônicas Scotia e Sul-Americana.

Leia também

O terremoto de magnitude 7,5 foi registrado às 8h58 do horário local, no mar, a 10km de profundidade. Ele também foi sentido em Ushuaia, na Argentina, que teve vários tremores subsequentes, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O povoado da região de Puerto Williams ouviu sirenes de alerta para evacuação do local.

*Com AFP

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.