Ouvindo...

Papa Francisco: Fila para primeiro dia de visitação ao túmulo do pontífice reúne 25 mil fiéis

Corpo do pontífice está enterrado na Basílica Santa Maria Maior, em Roma; é a primeira vez que um papa é sepultado fora do Vaticano desde 1903

Túmulo do papa Francisco reflete simplicidade que ele pregava em vida

Os fiéis já podem visitar o túmulo do papa Francisco na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, a partir deste domingo (27). De acordo com a polícia local, neste primeiro dia, uma fila com mais de 25 mil pessoas se formou desde o início da manhã. Cerca de 200 mil pessoas também se reuniram na Praça de São Pedro, no Vaticano, para esta missa deste domingo.

Após o fim do velório aberto ao público na sexta-feira (25), o caixão de Francisco foi fechado em uma cerimônia particular e, na manhã de sábado (26), levado a Basílica de Santa Maria Maior, onde ele escolheu ser sepultado. O cortejo final pelas ruas da capital italiana reuniu mais de 400 mil fiéis e líderes mundiais, como os presidentes Lula, Donald Trump e Javier Milei.

Terminada as celebrações do funeral do papa, o Vaticano se prepara para o conclave que irá escolher o próximo líder da Igreja Católica. A data do conclave deve ser divulgada nesta segunda-feira (28) e estima-se que a reunião será marcada entre os dias 5 e 6 de maio - quando terminam os nove dias de luto, conforme determina a tradição.

Leia também

Túmulo simples e fora do Vaticano

O túmulo do papa Francisco reflete a imagem de simplicidade que ele demonstrou durante a vida. A estrutura é feita em mármore branco, tem apenas uma inscrição - “Franciscus”, seu nome de papa em latim -, e uma réplica da cruz do “Bom Pastor”, que ele usava no peito, em prata completando o conjunto.

A sepultura está localizada na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, de quem era devoto. Essa devoção a Maria é característica dos Jesuítas, e o papa fazia questão de visitar a basílica frequentemente. Essa foi a primeira vez que um papa foi sepultado fora do Vaticano desde 1903.

“Era tão devotamente próximo [à Virgem] que escolheu descansar na Basílica de Santa Maria Maior”, disse o cardeal Pietro Parolin, ex-secretário de Estado do Vaticano, neste domingo, durante uma missa para o papa no Vaticano.

*Com informações de AFP

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.