Ouvindo...

Quem é Lucy Guo, que superou Taylor Swift na lista de bilionárias, e como ela construiu sua fortuna

Lucy ocupa a 2596ª posição no ranking das mulheres bilionárias, cuja líder é Alice Walton, herdeira da Walmart

Lucy Guo

A empresária e cofundadora da Scale AI, Lucy Guo, de 30 anos, desbancou a cantora Taylor Swift e se tornou a bilionária não herdeira, ou ‘self made’, mais jovem do mundo. Atualmente, ela tem 5% da empresa, cujo valor estimado é de 1,2 bilhão de dólares.

Lucy ocupa a 2596ª posição no ranking das mulheres bilionárias, cuja líder é Alice Walton, herdeira da Walmart. Na lista de bilionários da Forbes, que é atualizada em tempo real, a empresária tem uma fortuna de 1,3 bilhão.

Aos 21 anos, Guo largou a faculdade de ciência da computação e criou a Scale AI junto de Alexandr Wang. Ele virou CEO, enquanto ela comandava equipes de operação e design de produto na startup em São Francisco.

A dupla chegou a entrar na lista Forbes Under 30 em 2018, porém, divergências sobre a gestão da empresa fizeram com que Wang supostamente demitisse Guo. “Tivemos uma divergência de opinião, mas tenho orgulho do que a Scale AI conquistou”, afirmou ela na época.

Apesar de ter saído, ela manteve a participação na empresa e começou uma nova empreitada: a startup Passes.

Leia também

Bilionárias não-herdeiras

Lucy Guo faz parte do seleto grupo de mulheres que são bilionárias ‘self made’ com menos de 40 anos. Além disso, ela é a única que conseguiu a fortuna a partir de uma empresa que saiu há quase 10 anos.

A jovem cresceu na região de São Francisco, filha de imigrantes chineses. Ela começou a programar ainda no ensino fundamental e chegou a fazer ciência da computação na Carnegie Mellon University, mas largou o curso para se tornar uma Thiel Fellow, um programa que ofereia bolsas para jovens universitários criarem as próprias empresas. O programa era patrocinado por Peter Thiel.

Antes da Scale AI, passou pela Quora, onde conheceu Wang, e também pelo Snapchat. A Scale AI atuou no ‘trabalho de base’ da inteligência artificial: rotular dados que alimentam algoritmos. Com o ‘boom’ da IA, a empresa também cresceu, sendo contratada inclusive pela OpenAI, dona do ChatGPT.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.