Agora no rádio...

Itatiaia Urgente

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Mineira que se tornou a mais jovem a entrar para a Lista da Forbes recebeu ‘não’ da professora; entenda

Juiz-forana Millena Xavier, de 17 anos, ganhou várias medalhas em Olimpíadas do Conhecimento, apesar de ter sido desencorajada pela professora e supervisora de sua escola a participar desse tipo de evento; ONG Prep Olimpíadas, fundada por ela, já impactou a vida de 60 mil jovens.

Milena Xavier colhe os frutos do seu esforço e foco em olimpíadas do conhecimento

A história da estudante Milena Xavier, de 17 anos, que acaba de se tornar a mais jovem a entrar para a lista da Forbes Under 30 é sobre quando a vida te diz “não” e isso te impulsiona a lutar ainda mais por algo que você acredita. Natural de Juiz de Fora, a adolescente se destacou na categoria Ciência e Educação, através da “ONG Prep Olimpíadas”, projeto que estimula e prepara estudantes para a participação em olimpíadas científicas. A iniciativa que usa ferramentas de inteligência artificial (IA) para achar vagas em processos, conteúdos e outros, chamou a atenção da Forbes que, desde 2014, destaca jovens empreendedores, criadores e game-changers que revolucionam os negócios e têm a capacidade de transformar o mundo. Milena e o amigo Lucas Tejedor, que também participa do projeto, já impactaram a vida de 60 mil jovens em situação de vulnerabilidade social.

S

Tudo começou quando a estudante foi à cerimônia de premiação de uma Olimpíada de Astronomia, na escola onde a mãe dela trabalhava. Milena ficou encantada por aquele universo do conhecimento e do ‘reconhecimento’ científico e decidiu pesquisar mais sobre o assunto. Descobriu que era possível ingressar na USP e na Unicamp com a conquista de uma medalha em olimpíada científica, sem necessidade de fazer vestibular.

“Procurei minha professora à época e perguntei se ela poderia me ajudar a me inscrever e ela disse que ‘não’. Então, procurei a supervisora da escola que também me deu outro sonoro ‘não’. Ambas argumentaram que não seria bom porque tiraria o foco dos vestibulares, o que poderia desestimular os outros alunos”, relembrou.

Mas Millena não concordou com aquelas justificativas e ficou ainda mais empenhada em realizar seu sonho de se tornar medalhista numa Olimpíada do Conhecimento. Começou a fazer provas sem parar e hoje coleciona 38 premiações em olimpíadas científicas, sendo três ouros nas Olimpíadas Brasileiras de Tecnologia e Informática.

Em 2022, a adolescente foi selecionada para um projeto para meninas na computação, na Universidade de Stanford (EUA). Além disso, na última sexta-feira (2), ela recebeu o prêmio Jovens Visionários da Prudential.

Influenciar e ajudar outros jovens

Com autoconfiança lá em cima, Milena se uniu ao amigo Lucas para fundar a ONG Prep-Olimpíadas, que utiliza ferramentas de IA para encontrar vagas, materiais e auxiliar os estudantes interessados em participar de Olimpíadas do Conhecimento. O objetivo principal da juiz-forana é influenciar e ajudar outros jovens no engajamento dos projetos. Com toda essa trajetória e mais essa iniciativa de sucesso, entrar para a lista da Forbes Under 30 foi um caminho natural.

“Isso é um grande marco na minha carreira acadêmica. E não só pelo nome que a premiação carrega, mas também pelo networking que obtive com tal conquista. Acredito que as atividades extracurriculares que desenvolvi me ajudaram não só na questão acadêmica, mas também no meu desenvolvimento pessoal”, disse a estudante mineira.

Milena planeja estudar em Stanford e montar sua própria empresa para ajudar jovens que desejam estudar fora por meio de uma Fundação Social;
“Espero poder abrir portas para que eles enxerguem essas oportunidades, que antes eram ocultas”, disse.

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.